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Sistema de posicionamento para sensores ECT utilizados em verificação da qualidade de estruturas de concreto armado

Processo: 14/17664-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Alceu Ferreira Alves
Beneficiário:Wallace Gabriel de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Circuitos elétricos   Acionamento de máquinas elétricas   Automação   Posicionamento   Concreto armado   Sensores   Simulação por computador   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Automação | microcontrolador | Sensores ECT | Sistema de posicionamento | Circuitos de Controle e Acionamento

Resumo

O presente Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica estará vinculado a projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP, intitulado "Desenvolvimento de Sensores ECT para Verificação Preliminar e Acompanhamento de Processos de Corrosão em Estruturas de Concreto Armado", processo número 2014/08797-8. Este projeto tem como objetivo colher subsídios para o desenvolvimento de uma técnica de ensaios não destrutivos baseada em ensaios por correntes parasitas (ou Eddy Current Testing - ECT), para a verificação de processos de corrosão em barras de aço imersas em estruturas de concreto armado. Esse tipo de ensaio justifica-se pelo fato de que o aço é um material ferromagnético (bom condutor de fluxo magnético) e bom condutor de corrente elétrica (correntes parasitas são induzidas no seu interior uma vez submetido à presença de campos eletromagnéticos variáveis no tempo). Esse comportamento produz uma alteração na distribuição do fluxo magnético na região entre o material em análise e o sensor. Espera-se que essa alteração varie de acordo com o grau de corrosão das hastes de aço, e que possa ser estabelecida uma correlação quantificável entre esses fenômenos, que possa ser utilizada para verificar a ocorrência da corrosão, e até mesmo quantificar o seu grau. O desenvolvimento da pesquisa consistirá da produção de dezenas de corpos de prova, com diferentes níveis de corrosão. Uma técnica para a aceleração da corrosão será desenvolvida com esse objetivo. A partir de estudos teóricos e simulações computacionais, diversas configurações para o dispositivo indutor/sensor serão propostas, e em seguida os dispositivos eletromagnéticos e eletrônicos serão construídos. Finalmente, a partir de medidas realizadas com instrumentos de medidas de alta precisão, e através da utilização de modelos matemáticos especialmente desenvolvidos para essa análise, procurar-se-á estabelecer quais os limites práticos para essa proposta.O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP), Wallace Gabriel de Souza deverá fazer parte da equipe de trabalho que executará esse projeto, atuando no desenvolvimento e implementação de um circuito de automação para o sensor que será utilizado nos ensaios de laboratório e de campo. Esta atividade não estava inicialmente prevista no projeto original, mas entende-se que a mesma enriquecerá, e muito, os resultados da pesquisa, uma vez que o sistema a ser desenvolvido poderá ser utilizado com mais precisão e rapidez, substituindo os movimentos manuais por movimentos automatizados. Além disso, o bolsista poderá colaborar nas atividades desenvolvidas pelos demais membros da equipe, aumentando a sua experiência em outras áreas da pesquisa principal.

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