Busca avançada
Ano de início
Entree

Reciclagem de resíduo de mármore: substituição da cal por resíduo de mármore em escórias sintéticas dessulfurantes

Processo: 14/06916-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Soares Tenório
Beneficiário:Jorge Luís Coleti
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51871-9 - Estudo de novas tecnologias e rotas de processamento para o tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, AP.TEM
Assunto(s):Dessulfuração

Resumo

O mercado atual exige das indústrias siderúrgicas aços de melhor qualidade por meio de processos que causem menor impacto ao meio ambiente. A principal barreira à qualidade dos aços brasileiros é devido ao pouco conhecimento, se comparado aos grandes players siderúrgicos, no processo de refino, especialmente na elaboração de escórias sintéticas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo reciclar o resíduo de mármore gerado na indústria de rochas ornamentais, através do emprego do mesmo no processo produtivo do aço. Este trabalho será realizado substituindo-se a cal convencional por resíduo de mármore, que possui em sua composição, CaO suficiente para substituir a cal da escória, além de possuir MgO, que favorecerá com a diminuição do desgaste dos refratários. Os materiais utilizados serão caracterizados utilizando as seguintes técnicas: análise química, análise granulométrica, área de superfície específica, difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise de micro-regiões por EDS. Serão formuladas escórias sintéticas utilizando a cal convencional e o resíduo de mármore. Serão preparadas amostras de escórias sintéticas, visando verificar a eficiência de cada uma na dessulfuração. Estas misturas serão adicionadas em um banho aço na temperatura de 1600°C, respectivamente. Amostras de metal serão retiradas para verificar a variação do teor de S com o tempo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLETI, Jorge Luís. Utilização de resíduo de mármore e de óxido de boro em escórias sintéticas dessulfurantes para aços.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.