Busca avançada
Ano de início
Entree

A expansão, no tempo e no espaço, do vetor Lutzomyia longipalpis e da leishmaniose visceral, em humanos e caninos, no Estado de São Paulo, 1997 a 2013

Processo: 14/11342-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Carolina Portugal Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Leishmaniose visceral animal   Análise espaço-temporal

Resumo

Introdução: A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é uma parasitose que se encontra amplamente distribuída no mundo. Ao longo da última década, o número de casos e a distribuição geográfica da LV têm aumentado consideravelmente no Brasil, estando presente nos 26 estados, sendo que 19 deles relatam a confirmação de casos humanos autóctones. Sendo assim, atualmente, a LV constitui um importante problema de saúde pública do país.Objetivo: Descrever no tempo e no espaço, a expansão do vetor Lutzomyia. longipalpis e da LV, em humanos e caninos, no Estado de São Paulo, no período de 1997 a 2013.Material e Métodos: A área de estudo compreende os 645 municípios do estado de São Paulo, com população de 41.252.160 habitantes. Serão utilizados dados da situação entomológica do vetor Lu. longipalpis bem como dados referentes à situação da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e dados de casos autóctones e óbitos por Leishmaniose Visceral Humana (LVH), no estado de São Paulo, no período de 1997 até 2013. Serão construídos mapas temáticos, ano a ano, representando a evolução da ocupação dos municípios do estado de São Paulo pelo vetor Lu. longipalpis, bem como a expansão da ocorrência de casos de LVC e LVH.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, AGDA MARIA; VIEIRA, CAROLINA PORTUGAL; DIBO, MARGARETH REGINA; GUIRADO, MARLUCI MONTEIRO; COLEBRUSCO RODAS, LILIAN APARECIDA; CHIARAVALLOTI-NETO, FRANCISCO. Dispersal of Lutzomyia longipalpis and expansion of canine and human visceral leishmaniasis in Sao Paulo State, Brazil. Acta Tropica, v. 164, p. 233-242, DEC 2016. Citações Web of Science: 10.
MOZINI CARDIM, MARISA FURTADO; VIEIRA, CAROLINA PORTUGAL; CHIARAVALLOTI-NETO, FRANCISCO. Spatial and spatiotemporal occurrence of human visceral leishmaniasis in Adamantina, State of Sao Paulo, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 48, n. 6, p. 716-723, NOV-DEC 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.