Busca avançada
Ano de início
Entree

A participação do Hospital das Clínicas (USP) e do Hospital São Paulo (UNIFESP) na conformação do complexo médico-hospitalar na cidade de São Paulo

Processo: 13/21931-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ricardo Mendes Antas Jr
Beneficiário:Tatiana dos Santos Thomaz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Hospitais   Hospitais universitários   Saúde pública   Instalações de saúde   São Paulo (SP)

Resumo

A conformação atual do complexo médico-hospitalar na cidade de São Paulo é derivada de decisões históricas no âmbito da saúde brasileira e do próprio desenvolvimento técnico científico da Medicina em âmbito mundial. Hoje, os hospitais e as escolas médicas da capital, sobretudo o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e o Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, ambos de alta complexidade com ensino e pesquisas médico-científicas, constituem-se em elementos centrais no complexo industrial da saúde brasileiro (GADELHA, 2003, 2006), bem como para o desenvolvimento dos circuitos espaciais produtivos (SANTOS, SILVEIRA, 2001; SANTOS, 1985, 1988) capazes de promover refuncionalizações do espaço (ANTAS Jr., 2011b) e reestruturações da cidade (SPOSITO, 2004). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THOMAZ, Tatiana dos Santos. Refuncionalização espaciais das estruturas de saúde na cidade de São Paulo: a implementação do paradigma tecnológico da medicina no Hospital das Clínicas (FMUSP) e no Hospital São Paulo (EPM-Unifesp). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.