Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de técnicas estatísticas multivariadas para o mapeamento dos casos de intoxicações agudas atendidos no centro de controle de intoxicações da cidade de São Paulo

Processo: 14/05877-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mauricio Yonamine
Beneficiário:Sarah Carobini Werner de Souza Eller Franco de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Toxicologia clínica   Intoxicação   Análise multivariada

Resumo

Ao longo dos anos, toxicologistas clínicos foram mudando seu foco primário do tratamento de pacientes agudamente intoxicados para a identificação dos perigos e avaliação de riscos de exposições tóxicas ambientais e ocupacionais em seres humanos. De acordo com a Pan American Health Organization, para qualquer abordagem ser bem sucedida, especialistas de saúde, legisladores, administradores de programas e outros, necessitam de informações confiáveis. Eles precisam entender o escopo do problema e da população-alvo, o que pode ser almejado através do mapeamento e caracterização epidemiológica dos casos de intoxicações. As técnicas de análises multivariadas são métodos estatísticos apropriados para o estudo das relações entre variáveis que contêm intercorrelações. Entre as diversas técnicas destacam-se a análise hierárquica de cluster (HCA) e a análise de componentes principais (PCA). As técnicas de análise multivariadas têm sido regularmente aplicadas em várias áreas como, por exemplo, engenharia e economia, no entanto em toxicologia clínica esta abordagem ainda é relativamente recente. Portanto, o objetivo deste projeto é a aplicação de técnicas estatísticas multivariadas para o mapeamento dos casos de intoxicações agudas passíveis de análise toxicológica, atendidos no Centro de Controle de Intoxicações da cidade de São Paulo (CCI-SP). Serão aplicados questionários para obter informações como idade, sexo, via de exposição, manifestações clínicas e evolução do caso. Concomitantemente, amostras de sangue e urina serão coletadas (n=1000) para posterior confirmação e quantificação da(s) substância(s) envolvida(s) nas intoxicações, através de métodos cromatográficos multi-analitos, que serão desenvolvidos neste estudo. Serão de interesse as classes de substâncias que apresentam maior incidência de casos de intoxicação registrada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que são os analgésicos, os ansiolíticos, os antidepressivos, os anticonvulsivantes, as drogas de abuso e praguicidas. Com isso, pretende-se mostrar que as técnicas de análises multivariadas são ferramentas úteis para identificar e caracterizar grupos de risco, fornecendo embasamento científico através da criação de um banco de dados, para orientar as intervenções emergências e favorecer ações preventivas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO DE OLIVEIRA, SARAH C. W. S. E.; ZUCOLOTO, ALEXANDRE D.; DE OLIVEIRA, CAROLINA D. R.; HERNANDEZ, EDNA M. M.; FRUCHTENGARTEN, LIGIA V. G.; DE OLIVEIRA, TIAGO F.; YONAMINE, MAURICIO. Development of a simple HPLC-DAD multi-analyte procedure and its application in cases evaluated by the Poison Control Center of Sao Paulo, Brazil. BIOMEDICAL CHROMATOGRAPHY, v. 32, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.