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Aprendizado de máquina aplicado à visualização de informação

Processo: 14/13010-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernando Vieira Paulovich
Beneficiário:Samuel Gomes Fadel
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22749-8 - Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: novos paradigmas, escalabilidade e aplicações, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/19851-6 - Controlando os efeitos da manipulação do usuário em projeções multidimensionais, BE.EP.MS
Assunto(s):Aprendizado computacional   Visualização de informação   Mineração de dados   Interação homem-máquina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | mineração visual de dados | Projeção Multidimensional | Visualização Computacional | Visualização Computacional

Resumo

A análise de dados em grande volume ou complexidade demanda ferramentas capazes de facilitar a extração de conhecimento. Ferramentas que se baseiam em representações visuais dos dados são de grande interesse por possibilitarem aos usuários mecanismos simples e intuitivos de exploração e análise. Nestas, um dos pontos centrais é a possibilidade da interação dos usuários com as visualizações criadas permitindo a manipulação das representações gráficas resultantes. Dentre as técnicas existentes, as projeções multidimensionais baseadas em amostras vêm despertando grande interesse por possibilitarem que conhecimento humano seja incorporado no processo de criação das representações gráficas por meio de mecanismos de interação sobre amostras, possibilitando assim a criação de um modelo de aprendizado de máquina. Apesar dos trabalhos já realizados neste sentido, ainda existem limitações a serem consideradas, como a demanda muito grande de esforço do usuário para conseguir um resultado satisfatório e a falta de controle sobre o tipo de transformação sendo realizada pelas manipulações. Esse é o objetivo central desse projeto de mestrado: usar as interações do usuário para criar uma representação que possa servir como informação para o modelo de criação das visualizações, tentando formalizar como um processo de aprendizado o que atualmente vem sendo feito e conseguir entender e definir quais os limites dessa interação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FADEL, Samuel Gomes. Compreendendo projeções multidimensionais interativas. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

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