Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de efluentes de banhos de eletrodeposição isentos de cianeto por eletrodiálise visando à recuperação de água e insumos

Processo: 14/13351-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Denise Crocce Romano Espinosa
Beneficiário:Tatiana Scarazzato
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51871-9 - Estudo de novas tecnologias e rotas de processamento para o tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):16/17527-0 - Avaliação da seletividade de duas membranas aniônicas para separação seletiva de um ácido orgânico, BE.EP.DR   14/21943-3 - Estudo do transporte de íons através de uma membrana seletiva, BE.EP.DR
Assunto(s):Eletrodiálise   Eletrodeposição

Resumo

Parte das operações de eletrodeposição utiliza como matéria-prima substâncias a base de cianeto. No entanto, sua toxicidade impulsiona a substituição dos compostos cianídricos. Além disso, o descarte de insumos e o consumo de água estimulam o desenvolvimento de metodologias para a recuperação e reuso de parte das matérias-primas e da água. O tratamento convencional de efluentes de eletrodeposição abrange as etapas de oxidação do cianeto, a formação de hidróxidos insolúveis, a floculação, a precipitação e a filtragem. Após o tratamento, obtém-se um lodo que pode conter metais e traços de cianeto. Técnicas de separação por membranas, como a eletrodiálise, podem ser utilizadas para promover a reutilização da água e das substâncias presentes nos efluentes, reduzindo a quantidade de lodo gerado e o consumo de recursos naturais. Em um sistema de eletrodiálise, o fluxo de íons é governado por gradientes de potencial eletroquímico. Interações que influenciam o desempenho do sistema ocorrem sobretudo no interior das membranas e na camada limite de difusão. Por isso, são necessários estudos sobre as propriedades do transporte iônico, em especial quando novas substâncias são utilizadas. Este trabalho tem como objetivos avaliar a aplicação da eletrodiálise para o tratamento de efluentes de processos de eletrodeposição isentos de cianeto e estudar as propriedades do transporte dos íons presentes no efluente por membranas íon-seletivas. Para tanto, serão utilizadas técnicas eletroquímicas, como a cronopotenciometria e um sistema de eletrodiálise em escala laboratorial. Os principais parâmetros a serem avaliados são: a extração percentual, a resistência elétrica, a homogeneidade, a permeseletividade, a densidade de corrente limite, o tempo de transição e o número de transporte de membranas comerciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudos apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Capes de Tese 2018  

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARAZZATO, T.; PANOSSIAN, Z.; TENORIO, J. A. S.; PEREZ-HERRANZ, V.; ESPINOSA, D. C. R. Water reclamation and chemicals recovery from a novel cyanide-free copper plating bath using electrodialysis membrane process. DESALINATION, v. 436, p. 114-124, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 2.
BARROS, KAYO SANTANA; SCARAZZATO, TATIANA; ROMANO ESPINOSA, DENISE CROCCE. Evaluation of the effect of the solution concentration and membrane morphology on the transport properties of Cu(II) through two monopolar cation-exchange membranes. Separation and Purification Technology, v. 193, p. 184-192, MAR 20 2018. Citações Web of Science: 3.
SCARAZZATO, T.; PANOSSIAN, Z.; TENORIO, J. A. S.; PEREZ-HERRANZ, V.; ESPINOSA, D. C. R. A review of cleaner production in electroplating industries using electrodialysis. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 168, p. 1590-1602, DEC 1 2017. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.