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Apoio para a coleta e análise dos dados sobre hipotermia perioperatória x sangramento em pacientes submetidos a cirurgias oncológicas do sistema digestório

Processo: 14/18770-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Vanessa de Brito Poveda
Beneficiário:Ariane Souza Do Nascimento
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15536-3 - Hipotermia perioperatória x sangramento, desconforto térmico e duração da estadia em sala de recuperação pós-anestésica em pacientes oncológicos submetidos à gastrocirurgias, AP.R
Assunto(s):Enfermagem perioperatória   Hipotermia   Enfermagem oncológica

Resumo

Objetivos: iniciar o bolsista selecionado em atividades de coleta e análise de dados, empregando-se métodos quantitativos; desenvolvimento de habilidades no manuseio de bancos de dados indexados, recuperação e avaliação de textos científicos;preparar o bolsista para o reconhecimento e aplicação de evidências científicas em sua futura prática profissional.Metodologia:o bolsista será treinado para a entrevista e coleta de dados junto à pacientes oncológicos submetidos a cirurgias do trato digestório durante o primeiro mês de inclusão nas atividades, após esta ocasião, dedicará durante a semana, dois períodos de seis horas para a coleta de dados e alimentação das planilhas do estudo e as três horas restantes para a busca e análise de evidências científicas. Cronograma de resultados previstos: espera-se que ao final do período dedicado a estas atividades o aluno seja capaz de:reconhecer os preceitos éticos associados a investigações científicas com seres humanos; desenvolver habilidades motoras e de relacionamento interpessoal em ambiente hospitalar; desenvolver habilidades motoras e de relacionamento interpessoal em ambiente hospitalar; avaliar criticamente a literatura científica disponível online; desenvolver habilidades no manuseio de ferramentas informatizadas; desenvolver habilidades no manuseio de ferramentas informatizadas; conhecer e compreender a aplicação dos principais testes estatísticos empregados na investigação e reconhecer se as habilidades adquiridas colaboraram no desempenho acadêmico do bolsista.