Busca avançada
Ano de início
Entree

Multiletramentos na escola: um estudo da formação a distância de professores de língua portuguesa

Processo: 14/20150-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 17 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Roxane Helena Rodrigues Rojo
Beneficiário:Ana Amélia Calazans da Rosa
Supervisor: William Cope
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/13263-0 - Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola, BP.DR
Assunto(s):Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:multiliteracies | teachers training | Linguagem e Educação

Resumo

Este projeto BEPE faz parte de nossa pesquisa de doutorado em andamento (N °. 2013/13263-0). Primeiramente, explicaremos de forma breve a proposta completa da pesquisa, em seguida, argumentaremos sobre a importância que o tempo dedicado a um estágio no exterior teria para este estudo. O projeto maior (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP/Brasil) tem como objetivo investigar os processos de ensino-aprendizagem relativos ao curso de Especialização Redefor para professores de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo/Brasil - segunda edição (2011-2012). O objetivo principal é compreender como os professores que participaram do curso utilizam os conceitos Multiletramentos e Novos Letramentos na escola por meio da análise de seus discursos durante a disciplina LP-005 "Multiletramentos, linguagens e mídias" (nas diversas atividades escritas executadas no decorrer da disciplina citada) e da análise das atividades planejadas para a sala de aula (Sequências Didáticas) que são propostas seus trabalhos de conclusão de curso (obrigatórios para a obtenção do título de especialização). Desta forma, o corpus de investigação é: (i) o curso em si, enfatizando a disciplina LP-005 e as ferramentas de interação disponíveis na Plataforma Virtual de Aprendizagem, denominada TelEduc; (ii) um conjunto de trabalhos finais selecionados de ambas as edições do curso, para fins de análise quantitativa e discussão; e (iii) o material escrito que registraram as interações ocorreram entre um grupo (da segunda edição) e seu tutor durante a disciplina LP-005, bem como alguns trabalhos finais de curso que contêm descrições de atividades em sala de aula (Sequências Didáticas) com foco em multiletramentos ou novos letramentos. Tais materiais serão submetidos à análise qualitativa. Este projeto BEPE é uma proposta de trabalho a ser realizado durante uma estadia de seis meses na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, sob a supervisão do professor William Cope, PhD. O trabalho a ser realizado terá foco principalmente na etapa de análise das atividades de multiletramentos, no caso, as Sequências Didáticas. Com a finalidade de melhorar os nossos recursos de análise, temos a intenção de trocar conhecimentos e aprofundar nosso entendimento sobre multiletramentos e formação de professores para novas aprendizagens através do estágio supervisionado pelo professor Cope, pesquisador de grande importância no cenário da educação linguística e que tem contribuído amplamente a respeito da produção intelectual sobre a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, seus interesses de pesquisa incluem teorias e práticas da pedagogia, da diversidade cultural e linguística e das novas tecnologias de representação e de comunicação, que são temas relacionados ao projeto, uma vez que estamos investigando, além dos multiletramentos na educação, um programa de formação de professores online. Assim, o principal objetivo deste estágio no exterior é promover o intercâmbio científico com outros pesquisadores para refinar a abordagem teórica e metodológica para o corpus da pesquisa em andamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)