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O conceito de simetria e o ensino de álgebra na educação básica: uma proposta alternativa de desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino

Processo: 14/11531-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alessandro Jacques Ribeiro
Beneficiário:Alessandro Jacques Ribeiro
Anfitrião: Arthur B. Powell
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa : Rutgers The State University of New Jersey, New Brunswick, Estados Unidos  
Assunto(s):Educação matemática   Álgebra   Ensino e aprendizagem   Formação de professores

Resumo

A presente proposta de pesquisa insere-se em um projeto mais amplo que investiga os conhecimentos algébricos de professores que ensinam álgebra na educação básica, projeto esse financiado pela CAPES/OBEDUC. Nessa proposta de estágio de pós-doutorado pretende-se investigar o papel do conceito de simetria para a construção de conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores de matemática da educação básica. Tomando-se por base os estudos de Ball e seus colaboradores, bem como os trabalhos de Mishra e Koehler, nosso estudo pretende compreender se e como o conceito de simetria insere-se nos diferentes tipos de conhecimentos requeridos ao professor que vai ensinar álgebra na educação básica. Diferentes pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, apontam para a escassez de investigações que tomem por objeto de pesquisa os conhecimentos dos professores que ensinam álgebra. Ao mesmo tempo, pesquisas que estudam o desempenho dos alunos apontam para conhecimentos procedimentais, mecânicos e desprovidos de significados. Outras pesquisas que tematizam os processos de ensino e de aprendizagem de álgebra circunscrevem essa área do conhecimento como desconectada de outras importantes áreas, com a geometria. Nesse sentido, nosso estudo, pretende inaugurar uma agenda de pesquisa que tome o conceito de simetria com um potencial elo entre a álgebra e a geometria da educação básica, destacando a importância de se discutir tais temáticas desde a formação inicial de professores. (AU)