Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade de autocuidado, sintomas depressivos e ansiedade em adultos e idosos renais crônicos em hemodiálise: um estudo correlacional

Processo: 14/07033-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Fabiana de Souza Orlandi
Beneficiário:Loren Caroline Bettoni
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Diálise   Depressão   Ansiedade   Autocuidado   Saúde do adulto   Saúde do idoso   Enfermagem em nefrologia

Resumo

A depressão e a ansiedade são as síndromes mais frequentes entre os pacientes em diálise devido às inúmeras pressões psicológicas e as limitações na qualidade de vida impostas pela adaptação às novas condições da doença. A abordagem às pessoas com ênfase no autocuidado tem sido uma alternativa encontrada para estimular a pessoa e a família a participar ativamente do tratamento. O objetivo do estudo é verificar a relação entre a capacidade de autocuidado e o nível de sintomas depressivos e ansiedade dos pacientes adultos e idosos renais crônicos em tratamento hemodialítico. Trata-se de um estudo correlacional, de corte transversal, que será realizado em uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva, com adultos (pessoas com idade entre 18 e 59 anos) e idosos (pessoas com 60 anos ou mais), portadores de DRC em hemodiálise. Na coleta de dados serão utilizados o instrumento de caracterização dos sujeitos, a Escala de Ansiedade e Depressão (HAD) e a Escala de Autocuidado (ASAS-R) que serão preenchidos por meio de entrevista individual, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para o avanço da Ciência, possibilitando assim ampliar os conhecimentos acerca da capacidade para o autocuidado e sua relação com sintomas depressivos e ansiedade de pacientes com DRC em tratamento hemodialítico (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BETTONI, LOREN CAROLINE; OTTAVIANI, ANA CAROLINA; ORLANDI, FABIANA DE SOUZA. Relationship between self-care and depression and anxiety symptoms in individuals undergoing hemodialysis. REVISTA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, v. 18, n. 2, p. 181-186, MAR-APR 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.