Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de novas de neônio usando cubos de dados e modelos de fotoionização 3D

Processo: 14/10326-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcos Perez Diaz
Beneficiário:Larissa Takeda
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Supernovas   Anãs brancas   Fotoionização   Abundâncias (astronomia)

Resumo

O projeto consiste no estudo de novas de neônio e no desenvolvimento de ferramentas para modelagem de fotoionização. As "novas de neônio" são novas peculiares, com sobre-abundância em neônio proveniente de anãs brancas raras de OneMg. Estas novas representam menos de 10% da população total de novas observadas. A identificação atual das novas de neônio está sujeita a grandes erros de cálculo e modelagens, que induzem erros de até 1 dex na estimativa de abundância de neônio. As próprias características das anãs brancas de ONeMg, e sua evolução, também não são bem conhecidas no cenário de formação dessas anãs brancas de alta massa em sistema binários. As propriedades das novas com anãs brancas de ONeMg estão diretamente relacionadas à evolução do sistema binário e às condições de detonação próximo ao limite de Chandrasekhar. A primeira etapa do projeto consiste na observação de envelopes espacialmente resolvidos dessas novas com espectroscopia IFU, que fornecerá cubos de dados com informações sobre a distribuição espacial de luminosidade em diferentes linhas espectrais. As observações serão realizadas com o instrumento VIMOS (ESO-VLT), e/ou no GMOS (Gemini). Uma segunda etapa do projeto consistirá no desenvolvimento de códigos para realizar a deprojeção das distribuições de intensidade dos dados observados, com o intuito de realizar um mapeamento em 3D. A estrutura obtida será modelada usando o código de fotoionização RAINY3D para fornecer informações detalhadas sobre o envoltório. Assim será possível determinar com precisão as abundâncias, a massa ejetada na erupção e as propriedades dos envoltórios, caracterizando a classe das novas de neônio do ponto de vista da sua nucleossíntese e do seu papel na evolução dessas binárias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKEDA, LARISSA; DIAZ, MARCOS. Imaging and Analysis of Neon Nova V382 Vel Shell. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, v. 131, n. 999 MAY 2019. Citações Web of Science: 0.
DIAZ, MARCOS P.; ABRAHAM, ZULEMA; RIBEIRO, VALERIO A. R. M.; BEAKLINI, PEDRO P. B.; TAKEDA, LARISSA. The structure of a recent nova shell as observed by ALMA. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 480, n. 1, p. L54-L57, OCT 2018. Citações Web of Science: 2.
TAKEDA, L.; DIAZ, M.; CAMPBELL, R.; LYKE, J. 3D photoionization models of nova V723 Cas. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 473, n. 1, p. 355-365, JAN 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.