Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização de peptídeos presentes no veneno do escorpião Tityus serrulatus

Processo: 14/12976-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernanda Calheta Vieira Portaro
Beneficiário:Bruno Duzzi
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeo hidrolases   Doenças negligenciadas   Tityus   Escorpiões   Venenos de escorpião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença tropical negligenciada | escorpionismo | peptídeos | Proteases | Tityus serrulatus | Peptídeos de veneno de escorpião

Resumo

Acidentes causados por escorpião representam um problema de relevância para a saúde pública no Brasil, sendo mais recorrentes que incidentes causados por aranhas e serpentes. No país, a principal espécie responsável por esse quadro é o escorpião Tityus serrulatus devido sua grande adaptação a centros urbanos, sua estratégia reprodutiva (partenogênese), e ao potencial do veneno para induzir manifestações clínicas graves, até mesmo fatais, principalmente entre as crianças. Na composição deste veneno são descritas diversas neurotoxinas que afetam canais de Na+ e K+, sendo o principal foco de estudos com o mesmo. Trabalhos recentes mostram que o veneno do T. serrulatus é composto, principalmente, por peptídeos e que a presença de peptidases endógenas está atuando na formação dos mesmos. Porém, pouco se sabe sobre os peptídeos que compõem os venenos de escorpiões e seus efeitos no envenenamento. Três peptídeos obtidos durante o Mestrado (FTR, KEILG e YLPT) foram caracterizados enquanto inibidores de metalopeptidases, sendo que apenas foram publicados até o momento, resultados in vitro com o pentapeptídeo KEILG. Com base no principal sintoma letal do envenenamento, edema pulmonar agudo, pretendemos estender nossos estudos com os peptídeos presentes no veneno do T. serrulatus que possam interagir com a elastase, uma serinoproteases abundante em pulmão, e que está relacionada com processos inflamatórios. Além dos novos peptídeos que deverão ser identificados durante este projeto, também necessitamos realizar testes in vivo com as moléculas já caracterizadas in vitro durante o Mestrado. Assim, este projeto tem como objetivo buscar informações aprofundadas sobre a presença e a participação de peptídeos do veneno do T. serrulatus na modulação de proteases humanas e que possam estar relacionados com o envenenamento. Estas caracterizações, inéditas na literatura, podem contribuir para um melhor conhecimento do veneno e do envenenamento, além de poder resultar na descoberta de novas ferramentas farmacológicas e no desenvolvimento de novos fármacos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUZZI, BRUNO; CAJADO-CARVALHO, DANIELA; KUNIYOSHI, ALEXANDRE KAZUO; KODAMA, ROBERTO TADASHI; GOZZO, FABIO CESAR; FIORAMONTE, MARIANA; TAMBOURGI, DENISE VILARINHO; PORTARO, FERNANDA VIEIRA; RIOLI, VANESSA. [des-Arg(1)]-Proctolin: A novel NEP-like enzyme inhibitor identified in Tityus serrulatus venom. Peptides, v. 80, p. 18-24, . (12/06677-0, 14/12976-5, 13/15343-0)
DUZZI, BRUNO; FERNANDES SILVA, CRISTIANE CASTILHO; KODAMA, ROBERTO TADASHI; CAJADO-CARVALHO, DANIELA; SQUAIELLA-BAPTISTAO, CARLA CRISTINA; VIEIRA PORTARO, FERNANDA CALHETA. New Insights into the Hypotensins from Tityus serrulatus Venom: Pro-Inflammatory and Vasopeptidases Modulation Activities. TOXINS, v. 13, n. 12, p. 13-pg., . (19/20832-7, 14/12976-5, 15/13124-5, 13/15343-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUZZI, Bruno. Purificação e caracterização de peptídeos presentes no veneno do escorpião Tityus serrulatus. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.