Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da urbanização em uma população de Bothrops jararaca

Processo: 14/11909-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Lucas Henrique Carvalho Siqueira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   História natural

Resumo

A perda do hábitat pode exercer grande impacto ecológico em populações animais. Uma das causas mais comuns para a diminuição do habitat e para a alteração do ambiente é a crescente urbanização. A pressão antrópica também pode exercer grande influência na dinâmica de uma população. O município de São Paulo se encaixa nesse quadro, pois é o maior do país e possui inúmeros fragmentos de mata em seu interior. A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das espécies mais comuns no município e pode ser encontrada por todo o seu território. O objetivo do presente trabalho é comparar caracteres ecológicos de duas populações de B. jararaca avaliando o efeito da fragmentação de habitat causado por crescimento urbano. As populações serão comparadas em relação à abundância e tamanho dos indivíduos. Serão avaliados a disponibilidade de alimento e a pressão de predadores nos locais em que cada população se encontra. O estudo ocorrerá em dois parques do Município de São Paulo, um composto por área contínua de floresta e um fragmento de mata isolado, cercado pela cidade. Para a coleta de dados das serpentes serão adotados métodos de busca ativa (Procura Limitada por Tempo), armadilhas (Pitfall e Sherman) e também abrigos artificiais; espécimes doados ao Instituto Butantan, provenientes dos locais do estudo também serão utilizados. As armadilhas fornecerão informações sobre a disponibilidade de presas. A predação será avaliada com auxílio de modelos de massa de modelar. O trabalho de campo terá duração de 12 meses, com visita mensal de quatro dias a cada parque. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, L. H. C.; MARQUES, V, O. A. Effects of Urbanization on Bothrops jararaca Populations in Sao Paulo Municipality, Southeastern Brazil. Journal of Herpetology, v. 52, n. 3, p. 299-306, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Lucas Henrique Carvalho. Efeitos da urbanização populações de Bothrops jararaca no município de São Paulo, Brasil. 2016. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.