Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de polímeros molecularmente impressos empregando a microextração adsortiva em barra para análise de triazinas e sulfoniluréias utilizando cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

Processo: 14/20424-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Mauro Lanças
Beneficiário:Felipe Nascimento Andrade
Supervisor no Exterior: José Manuel Florêncio Nogueira
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:11/09898-4 - Desenvolvimento de polímeros molecularmente impressos e seu uso para o preparo de amostras e análise de triazinas e sulfoniluréias em milho utilizando cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), BP.DR
Assunto(s):Cromatografia líquida de alta pressão   Cromatografia

Resumo

A partir da metade do século XX, ocorreram desenvolvimentos tanto na produtividade e da qualidade na agricultura, devido à ampliação do desenvolvimento na produção agrícola, aumentou-se a aplicação de herbicidas nas lavouras, dentre eles destacam-se as triazinas e as sulfoniluréias, que podem causar sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A técnica mais utilizada para a separação e análise desses compostos é a cromatografia líquida de alta eficiência. Todavia, antes da etapa analítica é indispensável o preparo das amostras. A busca por técnicas simples, de baixo custo e menores riscos de contaminações ambientais e ocupacionais por solventes, tem grande predominância na área da química analítica. Dentre elas podemos destacar a microextração adsortiva em barra (BAµE, do inglês, bar adsorptive microextraction), proporcionando aos métodos uma maior sensibilidade e sendo uma etapa de clean-up da amostra e pré-concentração dos analitos. Outro aspecto desejado no preparo de amostras é a obtenção de uma maior seletividade quanto ao sorventes utilizados, quando comparado àqueles convencionais como, por exemplo, sílica modificada (ex. C18), resinas Amberlite XAD, entre outros. Nesse âmbito, merece destaque o conceito de tecnologia de impressão química, em especial os polímeros impressos com moléculas (MIP, do inglês Molecularly Imprinted Polymers). Dessa forma, esse projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de polímeros molecularmente impressos e estratégias modernas de preparo de amostras empregando a BAµE com base em MIP seletivos aos herbicidas triazínicos e sulfuniluréias, e posterior análise por HPLC, com aplicação inicial em matrizes ambientais e alimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, FELIPE NASCIMENTO; IDE, ALESSANDRA HONJO; NENG, NUNO DA ROSA; LANCAS, FERNANDO MAURO; FLORENCIO NOGUEIRA, JOSE MANUEL. Determination of trace levels of triazines in corn matrices by bar adsorptive microextraction with a molecularly imprinted polymer. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE, v. 39, n. 4, SI, p. 756-761, FEB 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.