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Disciplina de prática de ensino de química: espaço para a formação de base de conhecimento de licenciandos em química sobre a argumentação

Processo: 14/18788-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 17 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Ariane Baffa Lourenço
Supervisor: Armin Weinberger
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Saarland University, Saarbrücken, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/21525-4 - Disciplina de Prática de Ensino de Química: Espaço para a Formação de Base de Conhecimento de Licenciandos em Química sobre a Argumentação, BP.PD
Assunto(s):Argumentação   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argumentação | Educação em Química | formação de professores | Educação em Química

Resumo

Neste Projeto de Estágio no Exterior pretendemos analisar, em colaboração com o Prof. Dr. Armin Weinberger (Saarland University), as percepções de licenciandos em Química sobre a argumentação e a sua integração no ensino de Ciências. Essa investigação está relacionada com o projeto de pós-doutorado "Disciplina de Prática de Ensino de Química: Espaço para a Formação de Base de Conhecimento de Licenciandos sobre a Argumentação" (FAPESP: 2013/21525-4), sendo o estágio no exterior previsto no referido projeto. Os dados a serem utilizados correspondem às atividades de sete licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade de São Paulo, sendo: 1) Discussões coletivas sobre episódios de ensino extraídos das regências ministradas em aulas do Ensino Médio e 2) Entrevistas semiestruturadas com os licenciandos. Os dados foram gravados em áudio e vídeo e serão analisados com base na Análise de Conteúdo. Adicionalmente, em colaboração com o Prof. Weinberger, serão redigidos artigos relacionados à pesquisa vigente. A pós-doutoranda terá ainda a oportunidade de participar de investigações relacionadas à Argumentação Colaborativa Suportada por Computador (Argumentation-Based Computer Supported Collaborative Learning), sendo esta uma das linhas de pesquisa do grupo no qual atua no Brasil. (AU)

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