Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da conversão de lignina Kraft em carvões com diferentes áreas superficiais

Processo: 14/12918-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mirabel Cerqueira Rezende
Beneficiário:Tayra Rodrigues Brazil
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Lignina   Carvão ativado   Carbonização

Resumo

Biomassa é um recurso renovável aplicado na produção de bioenergia, cuja importância vem crescendo a cada dia, diante das preocupações ambientais e da crise petrolífera. Essas preocupações têm despertado o interesse de otimizar o uso de biomassa disponível, tanto na disponibilização de outras fontes renováveis mais eficientes na geração de energia, como por exemplo, o carvão obtido da conversão térmica da lignina, como de outros produtos com maior valor agregado. A lignina é um biopolímero presente nas paredes celulares das plantas, disponível em grande quantidade nas empresas produtoras de papel e celulose. Sendo sua principal utilização a geração de energia por meio de sua queima direta. No entanto, considerando que a estrutura química da lignina é rica em anéis aromáticos, estuda-se aplicações mais nobres, como a de se obter carvões com diferentes áreas superficiais, aplicáveis tanto na geração de energia como na adsorção de poluentes e em suporte de catalisadores. Dessa maneira, o objetivo deste projeto é a caracterização físico-química da lignina, o estudo de sua conversão térmica em carvão, seguido de tratamentos químico e/ou por plasma de micro-ondas, afim de aumentar sua área superficial, visando obter carvões ativados com diferentes distribuições de poros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZIL, TAYRA R.; JUNIOR, MAURO S. O.; BALDAN, MAURICIO R.; MASSI, MARCOS; REZENDE, MIRABEL C. Effect of different superficial treatments on structural, morphological and superficial area of Kraft lignin based charcoal. VIBRATIONAL SPECTROSCOPY, v. 99, p. 130-136, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.
BRAZIL, TAYRA RODRIGUES; COSTA, ROGERIA NUNES; MASSI, MARCOS; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Structural, morphological, and thermal characterization of kraft lignin and its charcoals obtained at different heating rates. MATERIALS RESEARCH EXPRESS, v. 5, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.