Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de fósforo em ovinos submetidos à infecção experimental com Trichostrongylus colubriformis com uso de 32P

Processo: 14/05023-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Aplicações de Radioisótopos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Helder Louvandini
Beneficiário:Tairon Pannunzio Dias e Silva
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia veterinária   Fósforo   Metabolismo animal   Trichostrongylus

Resumo

É sabida a importância do fósforo (P) no metabolismo animal, de seus custos com suplementação, do ininterrupto esgotamento de suas jazidas, além da questão ambiental. No entanto, o tema ainda persiste desafiador, principalmente em ruminantes infectados por helmintos gastrintestinais, com alterações significativas no metabolismo do mineral e suas exigências nutricionais que necessitam ser avaliados. Diante do exposto, objetiva-se com essa proposta estudar a modelagem de fósforo em ovinos submetidos à infecção experimental com Trichostrongylus colubriformis com uso de 32P. Para tanto, serão utilizados 18 ovinos da raça Santa Inês, machos, criados confinados desde o nascimento a fim de evitar possível infecção prévia com o T. colubriformis. Após o desmame, aos dois meses de idade, os animais serão distribuídos em dois tratamentos experimentais: tratamento infectado (I) - 12 ovinos receberão 5.000 larvas em estádio de desenvolvimento L3/animal, três vezes por semana durante três semanas com total de 45 000 L3 de T. colubriformis e tratamento controle (C) - seis ovinos permanecerão sem infecção. Após quatro semanas da última infecção, os ovinos serão alocados em gaiolas para estudo de metabolismo, decorridos cinco dias de adaptação uma solução de 29,6 MBq com 32P será injetada por via intravenosa em cada animal e seguirão os sete dias para coleta de amostras. Ao final deste período os animais serão sacrificados para a coleta e avaliação dos seguintes tecidos (plasma, fezes, osso, músculo, rim, fígado e coração). Será utilizada modelagem para avaliação cinética do fósforo, buscando-se quantificar as perdas metabólicas de P em ovinos, estimar as exigências mínimas de P. Os resultados desta pesquisa irão fundamentar inovações tecnológicas no manejo nutricional e sanitário dos ovinos, sempre buscando o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente, produção ecologicamente equilibrada e economicamente viável do sistema de produção dos ruminantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS E SILVA, TAIRON PANNUNZIO; VENTOSO BOMPADRE, THIAGO FRANCISCO; DANASEKARAN, DINESH KUMAR; SAKITA, GABRIEL ZANUTO; ABDALLA FILHO, ADIBE LUIZ; JIMENEZ, CAROLINA RODRIGUES; DE CAMPOS FONSECA PINTO, ANA CAROLINA BRANDAO; TALAMINI DO AMARANTE, ALESSANDRO FRANCISCO; MCMANUS, CONCEPTA; LOUVANDINI, HELDER. Trichostrongylus colubriformis infection: Impact on digesta passage rate and lamb performance. Veterinary Parasitology, v. 272, p. 17-22, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tairon Pannunzio Dias e. Modelagem de fósforo em cordeiros submetidos à infecção experimental com Trichostrongylus colubriformis com uso de 32P. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.