Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica diferencial associada ao conteúdo de ferro no músculo em animais Nelore

Processo: 14/12652-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luciana Correia de Almeida Regitano
Beneficiário:Wellison Jarles da Silva Diniz
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/23638-8 - Bases moleculares da qualidade da carne em bovinos da raça Nelore, AP.TEM
Assunto(s):Biologia molecular   Expressão gênica diferencial   Análise de sequência de RNA   Ferro   Músculos   Bovinos   Gado Nelore   Bos taurus indicus

Resumo

A carne é uma das principais fontes de ferro biodisponível, o qual é essencial à saúde por estar envolvido em uma série de processos metabólicos. Desequilíbrios na sua homeostase têm sido associados a doenças metabólicas. Além disso, sendo componente da mioglobina, influencia a cor vermelha da carne, aspecto importante para determinar a qualidade da carne. Apesar dos avanços na área genômica, ainda são poucos os estudos que avaliam a influência da genética no teor de minerais no tecido muscular animal. Portanto, mecanismos genéticos responsáveis pela homeostase mineral em bovinos permanecem pouco compreendidos e ainda não há relatos científicos referentes ao perfil de expressão gênica relacionado a esta característica. Com o objetivo de identificar genes diferencialmente expressos a partir do sequenciamento de RNA, foram selecionados 10 animais da raça Nelore com fenótipos extremos para conteúdo de ferro no músculo Longissimus dorsi. Os perfis de expressão gerados no presente projeto ampliarão o conhecimento dos mecanismos subjacentes à regulação genética do teor mineral em tecido muscular bovino, auxiliando no desenvolvimento de estratégias para prevenção de doenças metabólicas em bovinos e no desenvolvimento de carne nutricionalmente mais completa, além de fornecer bases para o estudo de doenças metabólicas em outras espécies, inclusive a humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA DINIZ, WELLISON JARLES; COUTINHO, LUIZ LEHMANN; TIZIOTO, POLYANA CRISTINE; MELLO CESAR, ALINE SILVA; GROMBONI, CAIO FERNANDO; ARAUJO NOGUEIRA, ANA RITA; NEUBERN DE OLIVEIRA, PRISCILA SILVA; DE SOUZA, MARCELA MARIA; DE ALMEIDA REGITANO, LUCIANA CORREIA. Iron Content Affects Lipogenic Gene Expression in the Muscle of Nelore Beef Cattle. PLoS One, v. 11, n. 8 AUG 17 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.