Bolsa 14/12879-0 - Asteroidea, Dióxido de carbono - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da acidificação oceânica em Astropecten irregularis (Echinodermata: Asteroidea)

Processo: 14/12879-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 14 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Wellington Silva Fernandez
Supervisor: Ian McCarthy
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Bangor University, País de Gales  
Vinculado à bolsa:13/19826-6 - Influência da acidificação na dinâmica populacional de Astropecten marginatus e Luidia senegalensis (Echinodermata: Asteroidea), BP.PD
Assunto(s):Asteroidea   Dióxido de carbono   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidificação oceânica | Asteroidea | Dióxido de carbono | Mudanças Climáticas | pH | Mudanças climáticas

Resumo

Nos últimos 250 anos, a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera tem aumentado significativamente, principalmente decorrente da queima de combustíveis fósseis com o início da era industrial, sendo que praticamente metade de todo o CO2 atmosférico tem sido absorvido pelos oceanos, promovendo o processo denominado de acidificação. Estimativas indicam que houve uma redução de 0,1 unidade no pH dos oceanos desde a era industrial e que até o final do século XXI pode ocorrer uma queda de até 0,4 unidades. A acidificação dos oceanos (AO) tende a afetar profundamente os organismos marinhos, principalmente aqueles com esqueletos calcários, como os echinodermatas. Estas alterações podem acontecer pelo decréscimo de saturação do carbonato de cálcio (CaCO3) ou por distúrbios do equilíbrio ácido-base que veem a prejudicar o balanço energético dos indivíduos, com possíveis consequências em nível populacional e de comunidade. Neste contexto, pretende-se com o estágio na "School of Ocean Sciences" na Universidade de Bangor (UK) ampliar o conhecimento da montagem e manutenção do sistema de aquários de AO para o desenvolvimento de um centro para estudos sobre acidificação oceânica no estado de São Paulo, com sede no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e avaliar a influência da acidificação dos oceanos sobre alimentação, a regeneração, a reprodução, o crescimento corpóreo, nível de estresse fisiológico e a taxa metabólica em Astropecten irregulares (espécie de região temperada). Além disso, este estudo possibilitará a comparação dos resultados obtidos do presente projeto com os resultados que serão gerados futuramente com os experimentos realizados em Astropecten marginatus (espécie de região tropical) no IOUSP, dentro do projeto de cooperação internacional "Tropical and Temperate Marine Ecosystems - Adapting to a Changing World" (FAPESP N°. 2013/50197-5). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TURRA, ALEXANDER; RAGAGNIN, MARILIA N.; MCCARTHY, IAN D.; FERNANDEZ, WELLINGTON S.. The effect of ocean acidification on the intertidal hermit crab Pagurus criniticornis is not modulated by cheliped amputation and sex. MARINE ENVIRONMENTAL RESEARCH, v. 153, . (13/19826-6, 14/12879-0, 13/50197-5, 15/02727-0)
MCCARTHY, IAN D.; WHITELEY, NIA M.; FERNANDEZ, WELLINGTON S.; RAGAGNIN, MARILIA N.; CORNWELL, TOMAS O.; SUCKLING, COLEEN C.; TURRA, ALEXANDER. Elevated pCO(2) does not impair performance in autotomised individuals of the intertidal predatory starfish Asterias rubens (Linnaeus, 1758). MARINE ENVIRONMENTAL RESEARCH, v. 153, . (14/12879-0, 13/50197-5, 15/02727-0)