Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes dietas sobre o epigenoma do espermatozóide

Processo: 14/21097-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Juliano Rodrigues Sangalli
Supervisor no Exterior: Oliver Joaquin Rando
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Massachusetts Medical School (UMMS), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/06673-7 - Uso de inibidores das histonas deacetilases na transferência nuclear de células somáticas em bovinos, BP.DR
Assunto(s):Epigênese genética

Resumo

É cada vez mais evidente que as condições ambientais ancestrais podem afetar o fenótipo das gerações futuras. Particularmente, uma grande quantidade de evidências indica que as condições alimentares dos pais têm efeitos significativos sobre os fenótipos metabólicos dos filhos. Em humanos, estudos epidemiológicos mostram que o estado nutricional a que os pais foram expostos pode afetar o risco de doenças cardiovasculares dos filhos por meio da linhagem germinativa masculina. Em camundongos, o laboratório do Dr. Rando e de outros pesquisadores mostraram que a dieta paterna pode afetar os fenótipos metabólicos da progênie. Como os machos contribuem pouco além do espermatozóide para os seus descendentes nestes paradigmas, é de grande interesse entender os mecanismos pelos quais o ambiente paternal pode afetar o fenótipo na progênie. Espermatozóides de mamíferos transportam várias moléculas conhecidas ou hipotetizadas como carreadores de informação epigenética, incluindo citosinas metiladas, histonas, e moléculas de RNA. Aqui, nós propomos uma série de experimentos interligados para mapear de forma abrangente o epigenoma do espermatozóide, identificar os efeitos ambientais sobre o epigenoma do espermatozóide, e as alterações epigenômicas no espermatozóide que são mantidos e/ou apagados durante a fertilização e embriogênese. Nossos esforços fornecerão a base para a compreensão da herança epigenética dos mamíferos em geral, e visa identificar os potenciais mecanismos potenciais pelos quais doenças metabólicas são transmitidas aos descendentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANGALLI, JULIANO RODRIGUES; SAMPAIO, RAFAEL VILAR; DEL COLLADO, MAITE; DA SILVEIRA, JULIANO COELHO; CAMARA DE BEM, TIAGO HENRIQUE; PERECIN, FELIPE; SMITH, LAWRENCE CHARLES; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA. Metabolic gene expression and epigenetic effects of the ketone body beta-hydroxybutyrate. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, SEP 13 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.