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Ensaios de Fluência-Recuperação com misturas asfálticas: um estudo de caso envolvendo ligantes asfálticos de mesmo grau de desempenho em temperaturas altas

Processo: 14/17584-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Adalberto Leandro Faxina
Beneficiário:Matheus David Inocente Domingos
Supervisor no Exterior: Hussain U. Bahia
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/20483-6 - Efeitos de diferentes tempos de fluência e recuperação nas propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificados, BP.DR
Assunto(s):Ligantes   Asfalto

Resumo

Desde o desenvolvimento do ensaio de fluência e recuperação sob tensão múltipla (MSCR) pela Administração Rodoviária Federal dos EUA, estudos têm sido conduzidos para mostrar e examinar as propriedades reológicas dos ligantes asfátlicos em temperaturas altas de serviço e condições de ensaio diferentes das estabelecidas pelas normas norte-americanas. Com o propósito de explorar a fundo o potencial do MSCR como um ensaio de caracterização de ligantes asfálticos em temperaturas altas e verificar a sua capacidade em prever a resistência da mistura asfáltica à deformação permanente de laboratório, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar e descrever o comportamento fluência-recuperação de misturas asfálticas densas e preparadas com diversos tipos de ligantes asfálticos modificados. Um CAP de base 50/70 (PG 64-xx) oriundo da refinaria Lubnor-Petrobras, borracha moída de pneus, ácido polifosfórico (PPA) e cinco tipos de polímeros (Elvaloy®, SBS, SBR, EVA e PE) foram empregados na preparação de 12 formulações com o mesmo grau PG em temperaturas altas (PG 76-xx), seis das quais possuem apenas um modificador (CAP+modificador) e as outras seis possuem um modificador e o PPA (CAP+modificador+PPA). Espera-se que a grande variedade de materiais, juntamente com os resultados promissores obtidos na literatura no que diz respeito aos ensaios de fluência repetida com ligantes asfálticos e as correlações entre os resultados do CAP e da mistura asfáltica, conduza a: (1) uma estimativa mais precisa da contribuição do (s) modificador (es) na suscetibilidade da mistura à deformação permanente; (2) uma indicação das misturas com melhores e piores desempenhos quanto a este tipo de deformação; e (3) uma identificação precisa das similaridades e diferenças entre os tipos variados de comportamentos fluência-recuperação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INOCENTE DOMINGOS, MATHEUS DAVID; FAXINA, ADALBERTO LEANDRO; BARIANI BERNUCCI, LIEDI LEGI. Characterization of the rutting potential of modified asphalt binders and its correlation with the mixture's rut resistance. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 144, p. 207-213, JUL 30 2017. Citações Web of Science: 3.

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