Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de pré-escolares com queixa de distúrbios da comunicação no PLAI-2

Processo: 14/07551-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Tamires Soares Moreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Pré-escolar   Transtornos da linguagem   Testes de linguagem

Resumo

O Preschool Language Assessment Instrument - Second Edition (PLAI-2) é um teste norte-americano que foi traduzido e adaptado para o Português brasileiro, e encontra-se em fase final de validação. Esse procedimento investiga habilidades da linguagem falada de crianças na faixa etária de três a cinco anos e 11 meses. Para isso, dispõe de 70 estímulos subdivididos em quatro níveis de habilidades comunicativas (escolha, análise seletiva, análise perceptual e raciocínio) distribuídas igualmente em habilidades receptiva e expressiva, os quais preveem duas formas de análise: formal e informal. A análise formal fornece uma estimativa parcial e global baseado no escore padrão, e a análise informal fornece informações quanto às habilidades pragmáticas interferentes durante o processo de avaliação: adequação de respostas e comportamentos interferentes. Logo, o objetivo desse estudo é verificar se a versão adaptada para o Português brasileiro do PLAI-2 identifica e discrimina crianças com distúrbio de linguagem, daquelas com desenvolvimento típico e, ainda, se separa crianças com alterações de linguagem de outras alterações da comunicação (e.g. fala, deglutição e motricidade orofacial). Para responder a este objetivo será proposta a metodologia de estudo simples-cego. A pesquisa será desenvolvida em três etapas: 1) a pesquisadora aplicará e analisará o desempenho de um grupo mínimo de 75 crianças no PLAI-2, com acesso apenas ao nome e idade da criança; 2) a pesquisadora receberá os dados relacionados à queixa, história clínica e diagnóstico fonoaudiológico, para divisão em subgrupos de acordo com o diagnóstico fonoaudiológico e 3) os dados serão comparados e analisados por meio de análise descritiva e testes paramétricos ou não paramétricos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Tamires Soares. Desempenho de pré-escolares com queixa de Distúrbios da Comunicação no Preschool Language Assessment Instrument (Plai-2). 2016. 80 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.