Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de antimicrobianos macrolídeos em solos

Processo: 14/16995-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Susanne Rath
Beneficiário:Sandra Maria Dal Bosco
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/09543-7 - Resíduos de medicamentos veterinários no ambiente, AP.TEM
Assunto(s):Poluição do solo   Solo tropical   Macrolídeos   Anti-infecciosos   Química ambiental   Resíduos tóxicos

Resumo

Fármacos veterinários têm sido amplamente empregados no setor agropecuário para garantir a saúde animal, permitindo o crescente desempenho do Brasil na produção e exportação de alimentos de origem animal. Entretanto, os fármacos não são completamente metabolizados, sendo excretados via urina e/ou fezes, permitindo que grandes quantidades de fármacos, metabólitos e/ou produtos de degradação sejam lançadas no ambiente a cada ano, podendo acumular no solo, nas plantas e serem transportadas para corpos d'água. Sendo o solo uma importante via de entrada dos fármacos no ambiente, é necessário compreender sua dinâmica, uma vez que compostos com alta capacidade de sorção tendem a se acumular em solos e sedimentos, e aqueles com baixa capacidade de sorção serão lixiviados e poderão contaminar águas subterrâneas, superficiais e até mesmo a água potável. No caso de antimicrobianos, uma preocupação adicional é a seleção de bactérias resistentes, resultando em uma dificuldade cada vez maior de se tratar as enfermidades por elas causadas. Atualmente, muito pouco se sabe sobre a dinâmica destes compostos, especialmente em ambientes tropicais e temperados do hemisfério sul, uma vez que a maioria das pesquisas é oriunda de países de clima temperado do hemisfério norte. Essas informações são necessárias para avaliações de riscos ambientais e para o desenvolvimento de tecnologias capazes de remover e/ou tratar os resíduos de fármacos presentes no ambiente. Desta forma, este projeto de pesquisa pretende realizar um levantamento de informações sobre a comercialização, o emprego e a dosagem de antimicrobianos veterinários da classe dos macrolídeos, assim como desenvolver e validar métodos para determinação destes em matrizes ambientais e avaliar os processos de adsorção/dessorção destes compostos e seus produtos de degradação natural em solos característicos do estado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RATH, SUSANNE; FOSTIER, ANNE HELENE; PEREIRA, LEANDRO ALVES; DIONISO, ANDREZA CAMILOTTI; FERREIRA, FABRICIO DE OLIVEIRA; DORETTO, KEITY MARGARETH; PERUCHI, LIVIA MANIERO; VIERA, ALESSANDRA; DE OLIVEIRA NETO, ODILON FRANCA; DAL BOSCO, SANDRA MARIA; MARTINEZ-MEJIA, MONICA J. Sorption behaviors of antimicrobial and antiparasitic veterinary drugs on subtropical soils. Chemosphere, v. 214, p. 111-122, JAN 2019. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.