Bolsa 14/13166-7 - Computação musical, Música eletroacústica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Eco-improvisação: uma abordagem sobre mediação tecnológica no contexto de interfaces digitais musicais

Processo: 14/13166-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Gabriel Rimoldi de Lima
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Computação musical   Música eletroacústica   Improvisação (música)   Flauta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Musical | improvisação musical | Interfaces Digitais Musicais (IDMs) | Mediação tecnológica | Modelagem ecológica | Música Eletroacústica | Música e Tecnologia

Resumo

Este projeto, focado na linha de pesquisa em processos criativos, dedica-se ao estudo teórico e computacional de sistemas interativos com suporte de Interfaces Digitais Musicais (MDI). Propõe-se a construção de um instrumento aumentado que utilize a flauta transversal acrescido de aparatos extras (sensores) que será denominado de metaflauta. O objetivo dessa pesquisa é estender as possibilidades sonoro-expressivas originais do instrumento através de recursos eletrônicos capazes de explorar a gestualidade do intérprete como potencial expressivo-musical. Para tanto, propomos uma perspectiva ecológica da interação, considerando sobretudo os mecanismos de retroação existentes entre os "agentes" (humano e computacional) e seu meio (ambiente acústico). Em nossa proposta, cada sistema de geração sonora associado à MDI será modelado como Agente Autônomo, capaz de modificar-se frente aos estados comportamentais captados do meio. A arquitetura computacional de cada agente se constituirá de um modelo neural multicamadas, de forma que decisões tomadas por cada agente sejam pautadas não apenas em relação às contingências encontradas no meio, mas também pelo seu próprio histórico de interação. Intenta-se que a aplicação deste modelo à arquitetura da MDI propicie certa plasticidade à mesma, permitindo assim que a própria interface se adapte ante aos comportamentos extraídos do meio acústico. Como metodologia de análise, pretendemos utilizar a improvisação musical como recurso exploratório da metaflauta, entendendo essa também a partir de um viés ecológico no qual atuam intérpretes e interfaces tecnológicas como subsistemas do ambiente acústico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIMOLDI, GABRIEL; MANZOLLI, JONATAS; ARAMAKI, M; KRONLANDMARTINET, R; YSTAD, S. Dynamic Mapping Strategies Using Content-Based Classification: A Proposed Method for an Augmented Instrument. BRIDGING PEOPLE AND SOUND, v. 10525, p. 10-pg., . (14/13166-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Gabriel Rimoldi de. Metaflauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processos criativos a partir de um instrumento expandido. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.