Busca avançada
Ano de início
Entree

Combinação de inversão elétrica e eletromagnética para obtenção de parâmetros petrofísicos em alta resolução

Processo: 14/18209-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 11 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Vinicius Rafael Neris dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica aplicada

Resumo

Na interpretação de dados geofísicos, ambiguidades estão sempre presentes. Uma das maneiras de reduzir essa característica indesejada consiste na utilização de mais de um método de investigação, visando à obtenção de uma redundância de informações sobre a área estudada. Por meio da combinação da inversão de dados é possível fazer uma interpretação integrada dos resultados provenientes de métodos diferentes. A inversão dos dados é feita de forma mais efetiva se os métodos fazem uso da mesma propriedade física. No caso dos métodos da eletrorresistividade (ER) e eletromagnético indutivo (EMI), a resistividade elétrica é a propriedade física em comum. Assim, serão utilizados os perfis de resistividade e de indução aplicados a um algoritmo de inversão dessas duas metodologias, visando obter maior resolução lateral, uma vez que a ER possui um raio de investigação menor e o EMI um raio maior. A princípio, o algoritmo de inversão conjunta desenvolvido será testado com dados sintéticos e, posteriormente, aplicado a dados reais. O objetivo, então, é a caracterização mais precisa e com alta resolução dos parâmetros essenciais de um poço: porosidade, permeabilidade, saturação e raio de investigação. A metodologia proposta poderá ser utilizada em estudos de hidrogeologia, engenharia de perfuração e principalmente aplicados a prospecção de petróleo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL NERIS DOS SANTOS, VINICIUS; ALMEIDA, EMERSON RODRIGO; PORSANI, JORGE LUIS; TEIXEIRA, FERNANDO LISBOA; SOLDOVIERI, FRANCESCO. A Controlled-Site Comparison of Microwave Tomography and Time-Reversal Imaging Techniques for GPR Surveys. REMOTE SENSING, v. 10, n. 2 FEB 2018. Citações Web of Science: 0.
SANTOS, VINICIUS R. N.; BORTOLOZO, CASSIANO A.; PORSANI, JORGE L. Joint Inversion of Apparent Conductivity and Magnetic Susceptibility to Characterize Buried Targets. IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, v. 14, n. 6, p. 846-850, JUN 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.