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Nos cerrados de fios e cantos: apropriação do discurso musical em dança brasileira contemporânea

Processo: 14/18903-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jorge Luiz Schroeder
Beneficiário:Maria Fernanda Costa Miranda
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música   Polifonia   Dialogismo   Dança contemporânea   Brasil

Resumo

Propõe-se uma pesquisa sobre a relação entre música e dança no contexto de uma atuação polifônica (Maletta, 2005) em Dança brasileira contemporânea (Silva, 2012). Este projeto envolve os eixos teórico e o prático. O eixo prático - em torno do qual a discussão teórica se dará - compreende um processo de pesquisa e criação em dança brasileira contemporânea, conforme definida em Silva (2012). Segundo Silva, dança brasileira contemporânea é aquela pautada em expressões populares brasileiras, isto é, que tem a poética corporal elaborada em motivos da corporeidade presente nestas. Silva considera ainda a musicalidade como elemento intrínseco destas expressões e, portanto, fundamental para uma apropriação mais profunda das mesmas. Pretendo investigar uma conexão possível das noções de corpo limiar e encruzilhada que embasam a proposta metodológica de Silva (2012) com o conceito de atuação polifônica em Maletta (2005). Segundo Maletta, uma atuação polifônica se refere à atuação cênica em que o ator deve lidar conscientemente com os vários discursos (ou vozes) que fazem parte da cena. Por ter sido originalmente aplicado ao teatro, um dos objetivos desta pesquisa é o de estender o conceito à dança. Maletta o desenvolveu com base no conceito de polifonia musical e nos conceitos de dialogismo e discurso polifônico desenvolvidos por Bakhtin (2000, 2002). E é neste ponto que se estabelece a ponte entre os eixos prático e teórico da pesquisa, visto que é à luz dos conceitos bakhtinianos que serão analisados o processo criativo e o enunciado corporal resultante. Em suma, o objetivo geral da pesquisa é conduzir um estudo teórico-prático sobre a apropriação de princípios musicais pelo bailarino e sua utilização no processo de criação de um enunciado polifônico em dança brasileira contemporânea. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

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