Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação eletrocardiográfica ambulatorial em cães com ehrliquiose monocítica crônica pré e pós tratamento com doxiciclina

Processo: 14/11219-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Gomes Lourenço
Beneficiário:Maurício Gianfrancesco Filippi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ehrlichia canis   Rhipicephalus sanguineus

Resumo

A monitorização eletrocardiográfica ambulatorial, ou método Holter, vem se mostrando como uma ferramenta eficaz na Medicina Veterinária para detectar lesões cardíacas precoces, não só por monitorar a atividade elétrica do coração, como também o controle do sistema nervoso autônomo desse órgão. Sabe-se também que as principais enfermidades infecciosas de cães, como a cinomose e a ehrliquiose provocam lesões consideráveis no coração, comprovadas por exame histopatológico. O presente estudo tem, portanto, a intenção de descrever com mais precisão como se comportam os parâmetros cardiovasculares, com enfoque na atividade elétrica do coração e variabilidade da frequência cardíaca e na dosagem de biomarcadores cardíacos durante a fase crônica dessa enfermidade em dois momentos diferentes, previamente e após o tratamento com doxiciclina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FILIPPI, MAURICIO GIANFRANCHESCO; FERREIRA LIMA, MAYRA DE CASTRO; PAES, ANTONIO CARLOS; CRUZ ALEIXO, AMANDA SATITA; OBA, EUNICE; DE SOUZA, FABIANA FERREIRA; TAKAHIRA, REGINA KIOMI; GOMES LOURENCO, MARIA LUCIA. Evaluation of heart rate variability and behavior of electrocardiographic parameters in dogs affected by chronic Monocytic Ehrlichiosis. PLoS One, v. 14, n. 5 MAY 24 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILIPPI, Maurício Gianfrancesco. Avaliação eletrocardiográfica ambulatorial de cães com ehrliquiose monocítica crônica. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.