Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das mutações de coesina no desenvolvimento de neoplasias mielóides

Processo: 14/20861-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Mariane Tami Amano
Supervisor no Exterior: Matthias Merkenschlager
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Imperial College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/10435-1 - A influência da via mTOR na modulação de macrófagos e suas consequências na doença renal crônica experimental, BP.PD
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Leucemia mieloide aguda   Hematologia

Resumo

Coesina é um complex de proteínas de multi-subunidades inicialmente descrita por dar estabilidade às cromátides irmãs durante a divisão celular. Estudos recentes demonstraram a ocorrência de mutações em coesina nas células mielóides leucêmicas de adultos, no entanto, o mecanismo de como a coesina poderia influenciar no desenvolvimento da leucemia ainda não está claro. Da mesma maneira, em crianças, uma alta incidência de mutações em componentes da coesina foi observada em leucemia megacariocítica aguda na sídrome de Down (LMA-SD). Essas evidências somadas ao fato das coesinas estarem associadas às regiões CTCF indicam um possível papel da coesina na expressão gênica e no controle epigenético em células mielóides. Neste projeto nós investigaremos o papel da coesina no desenvolvimento de células mielóides usando progenitores mielóides de camundongos ERt2Cre-Rad21lox/lox que nos permitirão excluir a coesina (subcomponente Rad21) em estágios definidos da diferenciação de macrófagos e megacariócitos. Nós vamos então comparar a expressão gênica de macrófagos/megacariócitos selvagens com as células deficientes de Rad21 por RNA-seq. Para analisar se genes desregulados são alvos diretos da coesina, utilizaremos Chip para Rad21. Para um passo mais afundo na avaliação da influência da coesina no desenvolvimento da leucemia, incluiremos a comparação da expressão gênica de macrófagos deficientes de Rad21 com células humanas leucêmicas de adultos que carregam a mutação de coesina, e entre megacariócitos deficientes de Rad21 com células leucêmicas com a mutação de coesina de crianças com LMA-SD. Este projeto visa elucidar os mecanismos de ação da coesina na diferenciação de células mielóides, expressão gênica e estado da cromatina, e as consequências de mutações da coesina no desenvolvimento da leucemia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUARTERO, SERGI; WEISS, FELIX D.; DHARMALINGAM, GOPURAJA; GUO, YA; ING-SIMMONS, ELIZABETH; MASELLA, SILVIA; ROBLES-REBOLLO, IRENE; XIAO, XIAOLIN; WANG, YI-FANG; BAROZZI, IROS; DJEGHLOUL, DOUNIA; AMANO, MARIANE T.; NISKANEN, HENRI; PETRETTO, ENRICO; DOWELL, ROBIN D.; TACHIBANA, KIKUE; KAIKKONEN, MINNA U.; NASMYTH, KIM A.; LENHARD, BORIS; NATOLI, GIOACCHINO; FISHER, AMANDA G.; MERKENSCHLAGER, MATTHIAS. Control of inducible gene expression links cohesin to hematopoietic progenitor self-renewal and differentiation. NATURE IMMUNOLOGY, v. 19, n. 9, p. 932+, SEP 2018. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.