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As raízes filosóficas de bakhtin e o círculo: re-leituras da teoria dialógica do discurso

Processo: 14/17124-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 01 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Inês Batista Campos
Beneficiário:Maria Inês Batista Campos
Anfitrião: Marilia dos Santos Amorim
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Assunto(s):Língua portuguesa   Livro didático   Filosofia da linguagem   Filosofia

Resumo

Este projeto se propõe a investigar as origens filosóficas que deram embasamento teórico-metodológico à teoria dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin. O foco recairá principalmente nas questões filosóficas e éticas formuladas a partir dos pensadores neokantianos da Universidade de Marburg como Hermann Cohen, Paul Nartop, Ernst Cassirer e o filósofo russo Matvei I. Kagan, um dos líderes do Seminário Kantiano da cidade de Nevel (1918-1920). Para tanto, o Groupe Paidéia, da Universidade de Paris 8, já aprovou minha solicitação para o pós-doutorado e conto com a decidida supervisão da pesquisadora bakhtiniana Marilia dos Santos Amorim, docente daquela instituição.Considerando o conjunto dos textos filosóficos produzidos por Bakhtin no início da década de 1920, meu propósito é buscar o diálogo crítico e produtivo construído com os filósofos alemães ao longo de sua obra. Dois aspectos serão contemplados: 1) o aprofundamento de alguns conceitos tais como: arquitetônica, ética, mundo da cultura e relações dialógicas, desenvolvidos por M. Bakhtin (1919, 1920, 1921, 1924, 1930-1934); 2) a busca dos fundamentos dominantes em estudos produzidos pelo filósofo da linguagem, com vistas a delimitar as especificidades das produções científicas, proposta desenvolvida por Amorim (2006, 2007, 2010, 2011, 2013). Do ponto de vista prático, serão considerados os princípios de uma filosofia ética da linguagem aplicáveis ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, particularmente em materiais didáticos produzidos na França para alunos do ensino superior, a fim de servir de base para uma análise que possa delinear uma aproximação semiológica e discursiva da cultura pós-moderna. Metodologicamente, a partir de uma base documental coletada, a análise utilizará o método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em que o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais didáticos coletados; (c) a responsividade, dimensão observável entre diferentes materiais advindos de um mesmo período histórico e comparados de outros períodos. O objetivo principal deste projeto é aprofundar o conceito de "arquitetônica", a fim de elucidar a presença da multiculturalidade nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação no ensino superior francês.

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