Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do letrozole no hipotálamo e gônadas de cutias durante as fases do desenvolvimento sexual de machos e fêmeas

Processo: 13/22708-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Maria Angélica Machado Arroyo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animais silvestres   Aromatase   Hipotálamo   Estrógenos

Resumo

Devido à facilidade de reprodução em cativeiro e ao potencial para criação zootécnica, o preá (Galea spixii) vem sendo objeto de diversos estudos. Por isso, também é importante a compreensão dos mecanismos moleculares e enzimáticos ligados à sua reprodução. A enzima citocromo P450 aromatase desempenha um papel importante na conversão de estrógenos a partir de andrógenos. O gene que controla esta conversão é o CYP19, que também é encontrado no cérebro e gônadas de diversas espécies de animais domésticos, estando relacionado às zonas de aromatização do cérebro, ao dimorfismo e ao comportamento sexual. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo estabelecer bases moleculares para compreender o comportamento esteroidogênico nas gônadas e o papel da aromatização no cérebro de preá macho e fêmea. Para este estudo serão analisados dois grupos de animais nas seguintes fases do desenvolvimento sexual: impúbere, pré-púbere, púbere e adultos, sendo que o segundo grupo experimental será administrado com o inibidor de aromatase letrozol. Para ambos serão coletadas as regiões hipotalâmicas, os testículos, ovários e as adrenais nas diferentes fases do desenvolvimento sexual. Os tecidos serão analisados quanto ao seu comportamento histométrico, os níveis de expressão da P450 aromatase e expressão gênica do CYP19. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARROYO, Maria Angélica Machado. Efeito do letrozol no hipotálamo e gônadas de preás durante o desenvolvimento sexual. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.