Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e identificação de patógenos causadores de doenças em tilápias (Oreochromis spp.) cultivadas no Estado de São Paulo

Processo: 14/15859-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Convênio/Acordo: Innovation Fund Denmark
Pesquisador responsável:Reinaldo José da Silva
Beneficiário:Claire Juliana Francisco
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50504-5 - Aperfeiçoamento da qualidade de peixes cultivados para consumo humano, AP.TEM
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico molecular   Aquicultura   Helminthes

Resumo

A tilapicultura apresenta grande importância econômica para o Brasil no setor de pescado. Embora sejam espécies de fácil criação, existe o risco do surgimento e disseminação de doenças entre os animais. Dessa forma, existe atualmente apenas a rede de laboratório do Ministério da Pesca e Aquicultura, situado em Minas Gerais, porém os testes realizados são feitos apenas em amostras coletadas oficialmente. Neste caso, para realização do controle sanitário na piscicultura se torna difícil pela inexistência de laboratórios especializados neste tipo de diagnóstico. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo descrever as lesões macroscópicas e microscópicas, identificar os agentes com auxílio da microscopia eletrônica de transmissão e testes moleculares (PCR e seqüenciamento) em tilápias cultivadas em sistema tanque-rede no estado de São Paulo. Portanto, com os resultados obtidos poderá ser feito o levantamento das principais doenças que acometem esses animais e auxiliar no controle sanitário das pisciculturas a fim de evitar perdas econômicas e garantir um alimento seguro para consumo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARIANNA VAZ; FRANCISCO, CLAIRE JULIANA; DAVID, GIANMARCO S.; DA SILVA, REINALDO JOSE; FALCONE-DIAS, MARIA FERNANDA; ARAUJO JUNIOR, JOAO PESSOA. Monitoring of Francisella noatunensis subsp orientalis in farmed Nile tilapia (Oreochromis niloticus) in Brazil. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 26, n. 1, p. 127-138, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.