Busca avançada
Ano de início
Entree

Parole: vocábulo ou fala? Uma reflexão acerca da palavra na obra dramatúrgica de Valère Novarina

Processo: 14/07245-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Ligia Souza de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/17997-6 - La langue de Novarina: a origem e deslocamento da língua francesa em Novarina, BE.EP.DR
Assunto(s):Dramaturgia   Teatro (literatura)

Resumo

O presente projeto pretende discutir a construção da palavra na obra dramatúrgica do suíço Valère Novarina. A análise da palavra no texto teatral tradicionalmente se refere aos parâmetros da verossimilhança e da ficção. Por outro lado, as produções teatrais contemporâneas se dedicam mais fortemente à encenação de maneira a construir paisagens sonoras em detrimento da edificação textual. A obra de Novarina se constrói a partir do preceito de que a palavra deve romper com a comunicação cotidiana e ligar-se à corporificação da palavra no corpo do ator. Para dar conta dessas perspectivas, dois aspectos serão analisados neste estudo: a ideia de jogos de linguagem cunhada por Ludwig Wittgenstein para desenvolver a ênfase novariana da palavra desarticulada; e a ideia de oralidade desenvolvida por Paul Zumthor fazendo referência às noções corpóreas e fisiológicas construídas na obra de Valère Novarina. Para tanto, nos dedicaremos à análise de quatro textos teatrais do dramaturgo: Ateliê Voador, Vocês que habitam o tempo, A Inquietude e O Animal do Tempo. Com isso o projeto pretende contribuir para uma nova abordagem acerca da palavra dramatúrgica que neste caso, se constitui indissociavelmente tanto como tensionadora da linguagem ordinária quanto como articuladora de construções fisiológicas que evocam o corpo e a presença no texto teatral. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ligia Souza de. O Império das Palavras: um estudo da parole teatral em Valère Novarina. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.