Bolsa 14/04176-9 - Cadeia produtiva, Economia criativa - BV FAPESP
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Games independentes: plataformas de inovação das novas mídias no contexto da economia criativa

Processo: 14/04176-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Juarez Tadeu de Paula Xavier
Beneficiário:Lucas Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cadeia produtiva   Economia criativa   Jornalismo especializado   Inovação   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeia Produtiva | Economia Criativa | Games independentes | Inovação | Jornalismo especializado

Resumo

Espaços criativos necessitam de liberdade. Quaisquer produções, em especial as de cunho artístico, precisam de espaço para o "erro", a experimentação, ou seja, para a tentativa de invenção fora do padrão estabelecido. O ambiente de produção independente é reconhecido em diversos setores artísticos como um espaço de inovação, por estar desatrelado a lógicas de produção em série. As maiores inovações no cenário internacional de games partiram das produções independentes. Grandes clássicos revolucionaram a estética e a funcionalidade dessa nova mídia. Este projeto de iniciação científica tem como objetivo analisar as cadeias produtivas dos games independentes brasileiros, partindo de uma análise regional. O objetivo é conseguir observar os fatores responsáveis pela inovação que esses games conseguem propor, nos aspectos da gestão dos processos criativos, da articulação dos agentes inovadores e dos recursos mobilizados. O Brasil tem atualmente o quarto maior mercado de games do mundo, com potencial de crescimento forte para os próximos anos, porém se coloca no mercado internacional como consumidor. Tendo em vista essa demanda regional é preciso pesquisar as ferramentas de produção, até mesmo para contribuir para suprir essa necessidade. Não apenas a produção de games deve ser estudada, a cobertura midiática também é outro fator importante, tendo em vista a relevância econômica desse segmento. Compreender os mecanismos de inovação no universo dos games, seus impactos na formação de públicos e a cobertura do jornalismo especializado nessa nova mídia são desdobramentos possíveis, de futuros estudos e pesquisas, que esta iniciação científica poderá contribuir. (AU)

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