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A linguagem televisiva na sociedade de consumo e os processos multimídia na escola pública

Processo: 14/15424-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Débora Burini
Beneficiário:Andressa Cindel Nogueira Nowasyk
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Sociedade de consumo   Linguagem   Multimeios   Ambiente escolar   Escola pública

Resumo

O projeto pretende ampliar a discussão no ambiente escolar, e investigar de que forma atividades de extensão têm garantido aos jovens da rede pública exercitar suas competências e habilidades. A partir da ideia/concepção de que a televisão é o lugar onde se entrelaçam três importantes processos: o tecnológico, o institucional e o cultural, a relevância desta pesquisa deve-se, portanto, à importância de recuperar e debater o papel da televisão na sociedade de consumo e sua relação com os processos multimídia dentro da escola pública. Tem por objetivo estabelecer uma discussão no campo da produção de conteúdo audiovisual a partir da experiência do projeto de extensão "A Escola na Tela da TV", que vem sendo realizado na Escola Estadual Jesuíno de Arruda na cidade de São Carlos. Além disso, o estudo irá trazer ao universo acadêmico importante contribuição no que tange ao papel desempenhado pela televisão e o vídeo, e sua relação com o ensino básico (segundo e terceiro ciclos) que trabalham com uma faixa etária compreendida entre a pré-adolescência e adolescência, fases em que o educando está vivendo sua auto-afirmação. A pesquisa também traz embutida, a expectativa de gerar um método capaz de agregar ao experimentalismo das produções ficcionais seriadas, uma aproximação da prática audiovisual, desmistificando seu modus operandi. Ao reproduzir no ambiente ficcional, conteúdos e temas que aproximam o jovem de sua realidade social, os alunos criam através da verossimilhança uma identificação, que resulta em um produto audiovisual legítimo e original. O projeto de pesquisa parte do estudo do veículo e da técnica inserida em seu modus operandi, através das obras de Sérgio Mattos, Raymond Willians, e da compreensão da mensagem, com apoio das obras de Karl Popper, Jesús Martín-Barbero e Joan Ferrés.

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