Busca avançada
Ano de início
Entree

O mais profundo é a pele: processos de construção de identidade através da tatuagem

Processo: 14/13133-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jorge Leite Júnior
Beneficiário:Beatriz Patriota Pereira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade (psicologia)   Tatuagem   Sociologia do corpo

Resumo

Contribuindo para a ampliação da compreensão sociológica acerca de corpo e identidade, este projeto tem o intuito de ultrapassar a dimensão descritiva e entender como o tatuado dá significado à tatuagem enquanto mecanismo de construção de identidade e identificação. Considerando a crescente popularização da tatuagem e partindo dos pressupostos de que há uma relação entre tatuagem e identidade e de que a tatuagem, enquanto modificação corporal, é uma marca de diferença e identificação, este projeto pretende compreender o quanto a tatuagem se torna um dos mecanismos de construção de identidade para o tatuado, levando em consideração a distinção feita pelos tatuadores de São Carlos, interior de São Paulo, entre tatuagens comerciais e artísticas. Os objetivos são: demarcar a diferença entre tatuagem comercial e artística do ponto de vista dos tatuadores e dos tatuados; entender como as tatuagens são significadas e o que estes signos afirmam na construção de uma imagem de si para os tatuados; e analisar como os marcadores sociais e a localização e os preços dos estúdios reverberam na escolha dos desenhos e dos locais tatuados. Para isso, o projeto se valerá de pesquisas bibliográfica e etnográfica, incluindo observação participante em três estúdios com diferentes perfis e entrevistas semiestruturadas com tatuados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)