Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da cobertura morta no solo sobre o manejo da irrigação por gotejamento no cultivo de repolho

Processo: 14/21222-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Andressa Scholz Berça
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação agrícola   Fertirrigação   Drenagem do solo   Fertilidade do solo   Palhada   Reflectometria no domínio do tempo (TDR)

Resumo

Estimativas precisas da produção agrícola a partir da combinação dos recursos naturais disponíveis têm sido objetos de vários estudos nos últimos anos. Dentre os fatores de produção, a água e os nutrientes são os que limitam os rendimentos com maior frequência. Desta forma, o controle da irrigação e da fertilidade do solo constituem critérios essenciais para o sucesso da agricultura. Justamente pela necessidade de uso racional da água e pela importância da cobertura morta para o plantio, o presente trabalho visa verificar o efeito da cobertura morta no solo sobre o manejo da irrigação por gotejamento no cultivo de repolho, utilizando a técnica da Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR) para a determinação da umidade do solo. O experimento será conduzido em casa de vegetação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e os tratamentos constarão de canteiros com cobertura morta com palhada de cana de açúcar e sem cobertura. Como resultados, espera-se encontrar informações básicas sobre o manejo da irrigação sendo influenciada pela utilização de cobertura morta, a qual proporcionará o uso racional da água em sistemas agrícolas, com consequente redução dos custos operacionais da irrigação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRESSA SCHOLZ BERÇA; THAIS GRANDIZOLI MENDONÇA; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Influence of organic mulching on drip irrigation management of cabbage cultivation. Rev. Ambient. Água, v. 14, n. 4, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.