Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral

Processo: 14/10866-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliza Bachega Casadei
Beneficiário:Carlos Alberto Garcia Biernath
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Ethos   Jornalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Aqui Agora | Balanço Geral | Documento Especial | Ethos | Jornalismo | Jornalismo Televisivo

Resumo

Em virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de fazer jornalismo aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes tipos de verdades midiáticas até os chamados efeitos de verdade, que demarcam seu ethos discursivo. Por isso, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos - em termos de inovação no fazer noticioso e na representação do sujeito jornalista - das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial - Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, que nos possibilitará trabalhar com o ethos presente em cada uma das atrações supracitadas, procurando depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIERNATH, Carlos Alberto Garcia. Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.