Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades de retenção e condução da água no solo determinadas sob condições de campo

Processo: 14/14072-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Leonel Libardi
Beneficiário:Fernando Henrique Setti Gimenes
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Porosidade do solo   Solo não saturado   Física do solo   Água do solo

Resumo

A água e o solo são os recursos naturais mais importantes de nosso planeta, pelo que deve ser permanente a preocupação com a conservação de ambos. Assim, a adoção de uma agricultura mais sustentável implica no uso eficiente e responsável destes recursos, sendo fundamental a compreensão do movimento da água no interior do perfil de solo. Neste contexto, as propriedades hidráulicas do solo de interesse são a curva de retenção da água no solo, a condutividade hidráulica em função do conteúdo ou do potencial mátrico da água no solo e a difusividade hidráulica em função do conteúdo de água no solo. Estas propriedades dependem do tamanho, forma, distribuição e grau de interconexões dos poros. O método do perfil instantâneo é um dos métodos mais utilizados na determinação da condutividade hidráulica do solo não saturado, porém há alguns aspectos importantes a serem esclarecidos como o uso da curva de retenção para a estimativa do conteúdo de água e a existência de perfis de solo com camadas adensadas que podem gerar estimativas errôneas, bem como a correta avaliação do sistema poroso do solo. Diante do exposto, os objetivos do projeto são avaliar: (1) a condutividade hidráulica em função do conteúdo de água em dois solos bem distintos estruturalmente pelo método do perfil instantâneo estimando o conteúdo de água via curvas de retenção determinadas no laboratório e no campo, com e sem a remoção de camadas/horizontes sobrejacentes e (2) o sistema poroso do solo através de técnicas de análise de imagens e correlacionar os resultados à condutividade hidráulica do solo não saturado obtido pelo método do perfil instantâneo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENES, Fernando Henrique Setti. Propriedades de retenção e condução da água no solo determinadas sob condições de campo. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.