Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética, sistema de reprodução e parentesco em progênies de Eucalyptus urophylla s.t. Blake

Processo: 14/03407-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mario Luiz Teixeira de Moraes
Beneficiário:Silvelise Pupin
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Endogamia   Repetições de microssatélites

Resumo

O melhoramento florestal tem contribuído com o sucesso do setor florestal brasileiro. O uso de marcadores microssatélites (SSR) tem sido uma ferramenta auxiliar para o melhoramento clássico, permitindo explorar informações que contribuem para delinear estratégias de seleção mais adequadas. O objetivo deste trabalho é investigar a diversidade genética, o sistema de reprodução e as relações de parentesco em progênies de Eucalyptus urophylla, que compõe dois pomares de sementes por mudas (PSM), utilizando dez locos microssatélites. Para tanto, serão genotipadas 367 árvores matrizes que estão localizadas em Selvíria-MS, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE), da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP), sendo 76 genótipos (PSM-TPR-EU) e 291 genótipos (PSM-TP-EU). Será avaliado nos PSM: a altura total; o diâmetro a altura do peito; e a densidade básica da madeira (obtida por métodos não destrutivos). Em 22 árvores matrizes do PSM-TPR-EU serão coletadas sementes para a formação de mudas (25 plantas por progênie, totalizando 550 indivíduos). Após a genotipagem desse material, as mudas serão utilizadas para compor um teste de progênies de segunda geração. Após um ano da instalação do teste de progênies, será avaliado a altura total e o diâmetro a 30 cm do solo. As análises serão obtidas com base nos marcadores SSR e nos caracteres quantitativos, com o auxílio de ferramentas estatísticas que permitirão a estimativa de parâmetros genéticos acurados. Com isso, espera-se adequar uma metodologia para avaliação de um teste de progênies de polinização aberta como se fosse um pomar de polinização controlada e avançar no programa de melhoramento de E. urophylla para a seleção de genótipos superiores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUPIN, SILVELISE; SEBBENN, ALEXANDRE M.; CAMBUIM, JOSE; DA SILVA, ALEXANDRE M.; ZARUMA, DARLIN U. G.; SILVA, PAULO H. M.; ROSSE, LEONARDO N.; SOUZA, ISABEL C. G.; MARINO, CELSO L.; MORAES, MARIO L. T. Effects of pollen contamination and non-random mating on inbreeding and outbreeding depression in a seedling seed orchard of Eucalyptus urophylla. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 437, p. 272-281, APR 1 2019. Citações Web of Science: 1.
PUPIN, S.; ROSSE, L. N.; SOUZA, I. C. G.; CAMBUIM, J.; MARINO, C. L.; MORAES, M. L. T.; SEBBENN, A. M. Analysis of Mendelian inheritance and genetic linkage in microsatellite loci of Eucalyptus urophylla ST Blake. Genetics and Molecular Research, v. 16, n. 3 AUG 18 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PUPIN, Silvelise. Diversidade genética, sistema de reprodução e parentesco em progênies de Eucalyptus urophylla S.T. Blake. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.