Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de dados experimentais de temperatura de ebulição de monoacilgliceróis de cadeia média por calorimetria diferencial exploratória.

Processo: 14/14062-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Roberta Ceriani
Beneficiário:Lucas Farias Falcchi Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Óleos e gorduras   Pressão de vapor

Resumo

Óleos, gorduras e seus derivados, como ácidos graxos, ésteres graxos e acilglicerois são amplamente utilizados pelas indústrias alimentícia e química, sendo cada vez mais empregados na produção de biodiesel. A dificuldade de obtenção de dados experimentais de compostos graxos e suas misturas geram uma carência de informações sobre propriedades termofísicas desses compostos, fundamentais para a simulação computacional e para a otimização de processos. Dentre essas propriedades, a temperatura de ebulição a diferentes pressões é fundamental na modelagem do equilíbrio líquido-vapor que se estabelece em processos de separação, como a destilação e o esgotamento. No caso da temperatura de ebulição de acilglicerois parciais, o banco de dados experimentais foi recentemente expandido em trabalho realizado pelo grupo de pesquisa para dois monoacilglicerois e dois diacilgliceróis de cadeia curta utilizando a técnica da calorimetria diferencial exploratória (DSC) (DAMACENO et al., 2014). Assim, o objetivo deste projeto é dar continuidade a esse trabalho e obter dados de temperatura de ebulição a diferentes pressões de dois monoacilglicerois de cadeia média (monolaurina e monomiristina) através da técnica do DSC. Ressalta-se que este trabalho está inserido no escopo do Projeto de Auxílio à Pesquisa BIOEN intitulado "Equilíbrio líquido-vapor e equilíbrio líquido-líquido na indústria de óleos, gorduras e biodiesel: dados experimentais, modelagem e simulação", coordenado pela Profa. Dra. Roberta Ceriani, com vigência até outubro/2015.