Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de parentesco e variabilidade genética de pacu (Piaractus mesopotamicus) por meio de marcadores SNPs: subsídios para o melhoramento genético

Processo: 14/12412-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Diogo Teruo Hashimoto
Beneficiário:Vito Antonio Mastrochirico Filho
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Piscicultura   Pacu   Piaractus mesopotamicus   Marcador molecular   Melhoramento genético   Sequenciamento de nova geração   Transcriptoma

Resumo

Com o crescente aumento de espécies de peixes sobre exploradas pela pesca, e profundas alterações dos seus ambientes naturais, o desenvolvimento de uma exploração correta dos recursos da aquicultura certamente poderá auxiliar a suprir a demanda de proteína animal. Programas de melhoramento genético podem garantir a maximização do desempenho produtivo nos sistemas de cultivo, pois são capazes de otimizar o rendimento da produção da espécie-alvo. Entretanto, é fundamental que se realize primeiramente estudos de variabilidade genética por meio de marcadores moleculares, de maneira a evitar o gargalo genético e depressão endogâmica. Para esta finalidade, SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) são considerados os marcadores moleculares mais apropriados, uma vez que constituem o polimorfismo mais abundante em qualquer organismo. O pacu (Piaractus mesopotamicus) é considerado uma das espécies de peixe de maior valor comercial e de potencial para a piscicultura nacional, portanto, uma espécie-alvo para programas de melhoramento genético. O presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de parentesco e variabilidade genética de estoques de pacu utilizando marcadores SNPs obtidos por sequenciamento de nova geração. Será realizada a caracterização do transcriptoma de fígado de cerca de 20 exemplares provenientes de diferentes pisciculturas do Brasil e ambientes naturais. Para a validação dos SNPs, as análises serão realizadas em aproximadamente 30 indivíduos coletados em ambiente natural. Por fim, com o estabelecimento dos SNPs, pretende-se analisar estoques cultivados de reprodutores de pacu em pisciculturas brasileiras (aproximadamente 200 amostras), como forma de conhecer o perfil genético destes animais e melhorar o manejo genético nos sistemas de produção. Estudos genéticos enfocando um maior conhecimento do genoma dos estoques cultivados de pacu são considerados essenciais para aquicultura, principalmente no sentido de fornecer subsídios para o desenvolvimento de programas de manejo e melhoramento desta espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIO MASTROCHIRICO-FILHO, VITO; DEL PAZO, FELIPE; ELISSA HATA, MILENE; VANINA VILLANOVA, GABRIELA; FORESTI, FAUSTO; VERA, MANUEL; MARTINEZ, PAULINO; PORTO-FORESTI, FABIO; TERUO HASHIMOTO, DIOGO. Assessing Genetic Diversity for a Pre-Breeding Program in Piaractus mesopotamicus by SNPs and SSRs. GENES, v. 10, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 1.
MASTROCHIRICO-FILHO, VITO ANTONIO; HATA, MILENE ELISSA; SATO, LUCAS SEITI; JORGE, PAULO HENRIQUE; FORESTI, FAUSTO; RODRIGUEZ, MANUEL VERA; MARTINEZ, PAULINO; PORTO-FORESTI, FABIO; HASHIMOTO, DIOGO TERUO. SNP discovery from liver transcriptome in the fish Piaractus mesopotamicus. CONSERVATION GENETICS RESOURCES, v. 8, n. 2, p. 109-114, JUN 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Vito Antonio Mastrochirico. Análise de parentesco e variabilidade genética de pacu (Piaractus mesopotamicus) por meio de marcadores SNPs : subsídios para o melhoramento genético. 2016. 83 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.