Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmicas espaciais recentes e estratégias de reprodução socioeconômica dos produtores rurais familiares do município de Presidente Prudente-SP: uma análise dos bairros rurais Aeroporto e Córrego da Onça

Processo: 14/03337-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol
Beneficiário:Marleide de Jesus da Silva Aristides
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia agrária   Agricultura familiar   Produtores rurais   Bairros   Zona rural   Presidente Prudente (SP)

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal analisar as estratégias de reprodução socioeconômica protagonizadas pelos produtores familiares dos bairros rurais Córrego da Onça e Aeroporto, localizados, respectivamente, nas porções norte e sul do município de Presidente Prudente-SP, frente às recentes dinâmicas espaciais mobilizadas pela expansão da malha urbana sobre a área rural. O município de Presidente Prudente, localizado no Sudoeste paulista, caracterizou-se, desde o seu processo de ocupação, por reproduzir as características da estrutura fundiária brasileira, com a presença de latifúndios sob grandes extensões territoriais. Com o decorrer do tempo, o município passou por profundas modificações na sua estrutura fundiária e produtiva, a partir do final da década de 1950, marcadas pela substituição das lavouras pela pecuária de corte, provocando intensas mudanças nos quadros social e econômico dos bairros rurais, e afetando os pequenos produtores rurais. Diante dessa situação, a agricultura familiar assume grande importância no município, criando estratégias de permanência no espaço rural a partir do estabelecimento de novas formas de produção, de trabalho e de vida. Nesse sentido, busca-se, a partir desse projeto, traçar o perfil dos produtores rurais familiares desses dois bairros, as atividades que desenvolvem para a formação da renda familiar e as estratégias empreendidas para sua reprodução no espaço rural, bem como avaliar a influência e os resultados produzidos pela expansão da malha urbana nessas áreas, movida pela especulação imobiliária. Cabe compreender também as alternativas encontradas pelos produtores familiares frente a essa realidade, e quais são as suas perspectivas para o futuro nessas localidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARISTIDES, Marleide de Jesus da Silva. Dinâmicas espaciais recentes e estratégias de reprodução socioeconômica dos produtores rurais familiares dos Bairros Aeroporto e Córrego da Onça, município de Presidente Prudente-SP. 2017. 185 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.