Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da limpeza do canal e do istmo de raízes mesiais de molares inferiores proporcionada por diferentes sistemas de agitação do irrigante: PUI, endoactivator e easy clean

Processo: 14/19499-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Clovis Monteiro Bramante
Beneficiário:Jussaro Alves Duque
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Hipoclorito de sódio   Irrigação terapêutica   Tratamento do canal radicular   Dente molar   Estudo comparativo

Resumo

O objetivo do preparo químico-mecânico dos canais radiculares é a eliminação de tecido vital ou necrótico, microorganismos e seus produtos. A irrigação tem papel fundamental nesse processo e a cada dia vem surgindo maior interesse em pesquisar novos sistemas que tornem esse processo mais eficiente. O objetivo desta pesquisa é avaliar a capacidade de 3 protocolos de irrigação na remoção de debris do canal e do istmo de raízes mesiais de molares inferiores. Serão utilizados 45 dentes molares inferiores extraídos que serão incluídos em blocos de resina epóxica transparente contidas em mufla metálica e seccionados a 4 e 8 mm do ápice. Após fotografia inicial do canal na secção, elas serão remontadas na mufla e os canais mesiais serão instrumentados com wave one e irrigação convencional com hipoclorito de sódio 2,5%. Após instrumentação, uma nova imagem será capturada e, em seguida, os dentes serão divididos em 3 grupos quanto ao tipo de agitação do irrigante final que serão: grupo 1- endoactivator, grupo 2- Irrigação Ultrassônica Passiva (PUI) e grupo 3- easy clean, realizando 3 ativações de 20 segundos cada com hipoclorito de sódio 2,5% e em seguida com EDTA 17%. Esse procedimento será repetido por mais 2 vezes. Serão feitas no total 5 análises por meio do estereomicroscópio e 5 com microscópio eletrônico de varredura: antes da instrumentação, após instrumentação e após o 1º, 2º e 3º protocolo de agitação da solução irrigadora. A normalidade dos dados será verificada pelo teste Shapiro-Wilk. No caso de normalidade dos dados, os testes de ANOVA e Tukey serão utilizados para comparação dos grupos, no caso de anormalidade será utilizado o teste de KrusKal-Wallis e teste de Dunn entre os grupos. O nível de significância será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUQUE, JUSSARO ALVES; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO; FURQUIM CANALI, LYZ CRISTINA; ZANCAN, RAFAELA FERNANDES; VIVAN, RODRIGO RICCI; BERNARDES, RICARDO AFFONSO; BRAMANTE, CLOVIS MONTEIRO. Comparative Effectiveness of New Mechanical Irrigant Agitating Devices for Debris Removal from the Canal and Isthmus of Mesial Roots of Mandibular Molars. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 43, n. 2, p. 326-331, . (14/19499-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.