Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre bullying na adolescência e interações familiares: do singular ao plural

Processo: 14/13062-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marta Angélica Iossi Silva
Beneficiário:Wanderlei Abadio de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde escolar   Saúde do adolescente   Bullying   Violência escolar   Adolescência   Relações familiares

Resumo

Este estudo é fundamentando analiticamente no referencial bioecológico do desenvolvimento e busca entender fatores multiníveis relacionados ao comportamento de bullying na escola entre adolescentes. Objetiva-se conhecer e analisar a relação entre a qualidade das interações familiares de adolescentes e o envolvimento em práticas de bullying escolar, a partir da perspectiva dos adolescentes. O bullying, nomenclatura internacional pela qual é reconhecido um dos tipos de violência escolar, constitui um problema de saúde pública complexo e multideterminado. O fenômeno é caracterizado pela intencionalidade, repetitividade ao longo do tempo e pelo desequilíbrio de poder evidente entre os envolvidos nas situações de violência. O estado da arte sobre as temáticas investigadas foi construído a partir de buscas nas bases de dados Web of Science, PsycoInfo, PubMed e Lilacs, e na biblioteca virtual SciELO. O corpus revisado foi composto por 61 estudos e se identificou evidências significativas que associam o bullying às experiências no contexto familiar, que podem ser fatores de proteção ou de risco para o envolvimento no fenômeno. Na pesquisa de campo a ser desenvolvida, os eixos de articulação do trabalho serão explorados num estudo transversal de base populacional que utilizará como abordagem a triangulação metodológica. A coleta de dados ocorrerá em uma cidade do interior de Minas Gerais, em sete escolas públicas e estaduais, sendo que todos os alunos, com idades entre 10 e 19 anos, do turno matutino dessas escolas, serão convidados a participarem do estudo. Como instrumentos de coleta serão utilizados Escalas de Vitimização e Agressão entre Pares (EVAP), Escalas de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) e roteiro de entrevista semiestruturada. As escalas são validadas, publicadas e há autorização das autoras para seu uso em pesquisas. O referencial metodológico adotado será o da hermenêutica dialética, que subsidiará as análises e as interpretações dos dados. O projeto de pesquisa já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EERP/USP e em todas as fases do estudo serão observadas as orientações, exigências e recomendações da Resolução 466/2012. Prevê-se, ainda, a realização de estágio sanduíche na Itália, com duração de 12 meses. O estudo ampliará a compreensão do bullying e incorporará análises que poderão subsidiar práticas em saúde, políticas e estratégias de enfrentamento da questão. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; JORGE LUIZ SILVA; JOSÉ EUGENIO RODRÍGUES FERNANDEZ; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS; SIMONA CARLA SILVIA CARAVITA; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Family interactions and the involvement of adolescents in bullying situations from a bioecological perspective. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, p. -, 2020.
WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; JORGE LUIZ DA SILVA; IARA FALLEIROS BRAGA; CLAUDIO ROMUALDO; WALDEMAR BRANDÃO NETO; SIMONA CARLA SILVIA CARAVITA; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar. Cad. saúde colet., v. 27, n. 2, p. 158-165, Jun. 2019.
DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO; DA SILVA, JORGE LUIZ; QUERINO, ROSIMAR ALVES; SILVIA CARAVITA, SIMONA CARLA; IOSSI SILVA, MARTA ANGELICA. FAMILY VARIABLES AND BULLYING AMONG BRAZILIAN ADOLESCENTS: A MIXED STUDY. BEHAVIORAL PSYCHOLOGY-PSICOLOGIA CONDUCTUAL, v. 27, n. 1, p. 41-53, 2019. Citações Web of Science: 0.
WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; JORGE LUIZ DA SILVA; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS; MIYEKO HAYASHIDA; SIMONA CARLA SILVIA CARAVITA; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Interações familiares de estudantes em situações de bullying. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 67, n. 3, p. -, Jul. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de. Relações entre bullying na adolescência e interações familiares: do singular ao plural. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.