Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos in vitro e in vivo de compostos furoxânicos com potencial aplicação para o tratamento da tuberculose

Processo: 14/11586-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernando Rogério Pavan
Beneficiário:Paula Carolina de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14957-5 - Investigação do potencial contra tuberculose de uma nova classe de compostos furoxânicos e compostos nanoestruturados de rutênio(II) e cobre(II), AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):16/02860-5 - Estudos in vitro e in vivo de compostos furoxânicos: permeabilidade, frequência de resistência, atividade frente cepas resistentes e eficácia in vivo, BE.EP.DR
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis   Microbiologia   Desenvolvimento de fármacos

Resumo

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que tem como principal patógeno o Mycobacterium tuberculosis (MTB), e tem como exigência o desenvolvimento de estratégias para o seu controle. A taxa de mortalidade da TB caiu 45% desde 1990 e o mundo estaria a caminho de atingir a meta global de redução de 50% até 2015. Este cenário otimista se cumpre em relação ao número total de casos, porém uma recente problemática repercute: a resistência. Fato comprovado pela estimativa de 450.000 novos casos de TB-MDR no ano de 2012 e o relato de TB-XDR em 92 países. A busca por novos fármacos surge como uma tentativa de melhora da condição de tratamento do paciente. Em vista dessa problemática, lançamos em 2013 a proposta de Projeto Jovem Pesquisador a FAPESP e o mesmo foi recentemente aprovado (nº2013/14957-5). O projeto de doutorado aqui solicitado está inserido dentro do mesmo e é parte incondicional do projeto. A proposta desse projeto de doutorado visa à continuidade na investigação biológica de cinco promissores novos compostos furoxânicos. Em estudos preliminares, verificamos que esses compostos possuem uma alta toxicidade seletiva, com atividade frente ao MTB extremamente alta com valores de CIM inferiores a 1 µg/mL e com baixa citotoxicidade frente a duas diferentes linhagens celulares (VERO e J774A.1) proporcionando um alto índice de seletividade. De um lado, como um dos mecanismos de fuga da resposta imunológica, o MTB suprime habilmente as vias envolvidas na produção de NO por parte dos macrófagos. De outro lado, esta classe de compostos é descrita na literatura tendo como característica a capacidade de doação de NO; o que vem ao encontro de auxiliar uma via que está suprimida ao longo da infecção até a manifestação da doença no caso da TB. Essa hipótese de eficácia será investigada juntamente com a segurança dessas novas moléculas, a fim de propor ao final, novas moléculas para tratamento da TB especialmente os casos de resistência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; DE SOUZA, PAULA CAROLINA; MORENO-VIGURI, ELSA; SANTIVANEZ-VELIZ, MERY; PAUCAR, ROCIO; PEREZ-SILANES, SILVIA; CHEGAEV, KONSTANTIN; GUGLIELMO, STEFANO; LAZZARATO, LORETTA; FRUTTERO, ROBERTA; CHIN, CHUNG MAN; DA SILVA, PATRICIA BENTO; CHORILLI, MARLUS; SOLCIA, MARIANA CRISTINA; RIBEIRO, CAMILA MARINGOLO; PAIVA SILVA, CAIO SANDER; MARINO, LEONARDO BIANCOLINO; BOSQUESI, PRISCILA LONGHIN; HUNT, DEBBIE M.; DE CARVALHO, LUIZ PEDRO S.; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; CHO, SANG HYUN; WANG, YUEHONG; FRANZBLAU, SCOTT GARY; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Design, Synthesis, and Characterization of N-Oxide-Containing Heterocycles with in Vivo Sterilizing Antitubercular Activity. Journal of Medicinal Chemistry, v. 60, n. 20, p. 8647-8660, OCT 26 2017. Citações Web of Science: 8.
DOS SANTOS FERNANDES, GUILHERME FELIPE; DE SOUZA, PAULA CAROLINA; MARINO, LEONARDO BIANCOLINO; CHEGAEV, KONSTANTIN; GUGLIELMO, STEFANO; LAZZARATO, LORETTA; FRUTTERO, ROBERTA; CHUNG, MAN CHIN; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Synthesis and biological activity of furoxan derivatives against Mycobacterium tuberculosis. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 123, p. 523-531, NOV 10 2016. Citações Web of Science: 23.
DE SOUZA, PAULA C.; MAIA, PEDRO I. S.; DE BARROS, HELOISA B.; LEITE, CLARICE Q. F.; DEFLON, VICTOR M.; PAVAN, FERNANDO R. Vanadium Complexes with Hydrazone or Thiosemicarbazone Ligands as Potential Anti-Mycobacterium tuberculosis Agents. CURRENT CLINICAL PHARMACOLOGY, v. 10, n. 1, p. 66-72, 2015. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Paula Carolina de. Estudos in vitro e in vivo de compostos furoxânicos, benzofuroxânicos e quinoxalinas com potencial aplicação para o tratamento da tuberculose. 2017. 111 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.