Busca avançada
Ano de início
Entree

Meta estabilidade de nanoclusters de metais de transição em temperatura finita

Processo: 14/22044-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Juarez Lopes Ferreira da Silva
Beneficiário:Diêgo Guedes Sobrinho
Supervisor no Exterior: Matthias Scheffler
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Max Planck Society, Berlin, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/15112-9 - Estudo ab initio dos efeitos de ligantes na estrutura atômica, eletrônica e estabilidade de nanoclusters de metais de transição, BP.DR
Assunto(s):Estrutura eletrônica   Metais de transição   Ligantes   Química quântica   Teoria do funcional da densidade

Resumo

Encontrar e descrever as estruturas estáveis e metaestáveis de nanopartículas de metais, especial ouro, considerando os efeitos do ambiente como, suportes sólidos e moléculas em suspensões coloidais, é um dos grandes desafios dos métodos teóricos na ciência de materiais. O estado da arte em mecânica quântica é amplamente utilizado para o estudo de sistemas de nanopartículas em T = 0 K. No entanto, a amostragem do espaço de fase (Boltzmann) é necessária na investigação de propriedades termodinâmicas na escala atomística. O método parallel tempering com base em Dinâmica Molecular ab initio (PTMD) é uma ferramenta ímpar para amostragem imparcial do espaço de fase. No intervalo de tamanhos de várias dezenas de átomos, agrupamentos de ouro têm mostrado exibir vários isômeros competindo entre si em energia total e baixas barreiras de interconversão (fluxionality). Neste projeto, propomos o uso do algoritmo PTMD, com base na teoria do funcional da densidade (DFT) para a descrição da estrutura eletrônica e investigação do (meta) estabilidade de nanopartículas de Au nessa escala de tamanhos em temperatura finita, incluindo o efeito de ligantes, descrevendo uma atmosfera de moléculas a uma dada pressão e temperatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES-SOBRINHO, DIEGO; WANG, WEIQI; HAMILTON, IAN P.; DA SILVA, JUAREZ L. F.; GHIRINGHELLI, LUCA M. (Meta-)stability and Core-Shell Dynamics of Gold Nanoclusters at Finite Temperature. Journal of Physical Chemistry Letters, v. 10, n. 3, p. 685-692, FEB 7 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.