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Estudo do processo de Hidretação e nitretação de ligas do sistema ternário Mn-Fe-Sn

Processo: 14/14354-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Sergio Gama
Beneficiário:Karen Midori Ono
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais magnéticos

Resumo

Materiais magnéticos são importantes em várias áreas da tecnologia atual. Duas áreas de pesquisa estão atualmente em desenvolvimento. A primeira é a de refrigeração magnética, que poderá substituir a tecnologia convencional de refrigeração por compressão de gases tanto em termos de melhor eficiência quanto em termos de menor poluição, pois não emite gases prejudiciais à camada de ozônio. A segunda é a de dispositivos termomagnéticos, principalmente motores, que podem ser capazes de converter energia térmica em mecânica e em elétrica de forma sustentável. Para ambas essas novas tecnologias em desenvolvimento, há necessidade de se ter materiais magnéticos com as temperaturas de Curie sintonizáveis via um parâmetro como a composição. Já se determinou que variando a concentração de Fe dos compostos (Mn3-xFex)Sn e (Mn2-xFex)Sn obtem-se considerável variação da temperatura de Curie. É também bastante conhecido que compostos intermetálicos que absorvem hidrogênio ou nitrogênio apresentam grandes variações tanto da temperatura de Curie quanto da magnetização de saturação. Assim, propõe-se a escolha de uma composição de cada um destes compostos do sistema Mn-Fe-Sn, para se estudar como a absorção de hidrogênio e nitrogênio afetará suas propriedades estruturais e magnéticas, visando-se obter materiais baratos e abundantes com boas propriedades estruturais e magnéticas para serem aplicados tanto em refrigeradores magnéticos como em motores termomagnéticos.