Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da hemodiálise na colapsabilidade das vias aéreas superiores em pacientes com doença renal crônica

Processo: 14/07262-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luís Vicente Franco de Oliveira
Beneficiário:Nina Teixeira Fonsêca
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01913-5 - Efeito do método da Pressão Expiratória Negativa como screening para apneia obstrutiva do sono, BE.EP.MS
Assunto(s):Diálise renal   Insuficiência renal crônica   Apneia obstrutiva do sono   Testes de função respiratória   Polissonografia

Resumo

Introdução: Atualmente, a Doença Renal Crônica (DRC) é um dos mais sérios problemas de saúde pública, tornando-se uma epidemia global. Sabe-se também que a quantidade de deslocamento do fluido rostral durante a noite, proveniente dos membros inferiores, está relacionada ao aumento da circunferência do pescoço e a gravidade da Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) em pacientes com doença renal em estágio final. Método/Design: Foi proposto um estudo clinico transversal com o objetivo de verificar o grau de colapsabilidade da via aérea superior em pacientes com DRC submetidos a hemodiálise. Será realizada o teste da pressão expiratória negativa e a polissonografia basal noturna antes e após a sessão de hemodiálise. Discussão: A incidência da DRC tem aumentado, em decorrência do aumento do número de casos de diabetes mellitus e hipertensão e de uma melhor expectativa de vida. Nossa hipótese é que o ganho de peso, devido à sobrecarga de volume, observada no período interdialítico, irá exercer uma influência negativa no grau de colapsabilidade das vias aéreas superiores predispondo à AOS em pacientes renais crônicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, EZEQUIEL FERNANDES; NACIF, SERGIO R.; PEREIRA, NIXON ALVES; FONSECA, NINA TEIXEIRA; URBANO, JESSICA JULIOTI; PEREZ, EDUARDO ARAUJO; CAVALCANTE, VALERIA; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS; INSALACO, GIUSEPPE; OLIVEIRA, ACARY SOUSA BULLE; FRANCO OLIVEIRA, LUIS VICENTE. Sleep disorders in patients with myasthenia gravis: a systematic review. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, n. 6, p. 2013-2018, JUN 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.