Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos compostos derivados de resveratrol úteis ao tratamento da dislipidemia

Processo: 14/03945-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jean Leandro dos Santos
Beneficiário:Luiz Antonio Dutra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21271-8 - Avaliação farmacológica de derivados de resveratrol como inibidores duplos de Bromodomain/PPAR para o tratamento da dislipidemia, BE.EP.DR
Assunto(s):Resveratrol   Química farmacêutica   Dislipidemias

Resumo

No Brasil, as doenças cardiovasculares contribuem com o aumento da taxa de mortalidade em todas as regiões, representando 30% de todos os óbitos no país em indivíduos entre 30 e 69 anos. Contribuem para os fatores de risco de doenças cardiovasculares, a dislipidemia. A dislipidemia é caracterizada por alterações nos níveis séricos de lipídeos, podendo ser classificados em hipercolesterolemia isolada (alto LDL), hipertrigliceridemia (altas taxas de triglicerídeo), Hiperlipidemia mista (alto LDL e triglicerídeos) e baixo HDL. Essas alterações contribuem para o desenvolvimento de aterosclerose, caracterizada pelo acúmulo de lipídeos em artérias e vasos levando a formação de ateromas. Estes últimos diminuem ou obstruem o calibre dos vasos causando eventos isquêmicos. A terapia para o tratamento da dislipidemia é realizada por fármacos que reduzem LDL plasmático, a exemplo das estatinas. Esta classe de fármaco apresenta baixa eficácia na elevação de HDL, um fator que está diretamente relacionado com aumento de risco no desenvolvimento de doenças isquêmicas. Muitos dos pacientes que fazem uso desta terapia ainda estão sujeito a eventos cardiovasculares devido ao baixo HDL plasmático. Alternativas terapêuticas são utilizadas em monoterapia ou combinados com estatinas para maior eficácia no tratamento da dislipidemia, a exemplo dos fibratos, fármacos que promovem aumento de HDL e redução de triglicerídeos ao ativarem o receptor PPAR-±. Porém, esta classe de compostos apresenta limitações ao tratamento em resposta aos efeitos colaterais quando em associação ou não com estatinas. O resveratrol é um composto natural classificado como um polifenol, e vários efeitos cardioprotetores são descritos sobre este composto, a exemplo do aumento de HDL plasmático, redução de LDL e triglicerídeos. Tais propriedades estão relacionadas com o agonismo em PPAR- ±. O resveratrol é considerado um modelo para a obtenção de novos protótipos no desenvolvimento de novos fármacos dislipidêmicos. A hibridação molecular é uma estratégia para descoberta de novos fármacos que constitui a união de subunidades de dois compostos distintos com atividade biológica conhecida, para obtenção de uma nova estrutura química com atividade dupla ou sinérgica. Uma vez que a terapia atual para o tratamento da dislipidemia apresenta limitações, a abordagem de hibridação molecular é uma estratégia útil para a descoberta de novos fármacos dislipidêmicos. Utilizando a hibridação molecular entre fibratos e resveratrol pretende-se obter sinteticamente novos compostos potenciais e seguros ao tratamento da dislipidemia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUTRA, LUIZ ANTONIO; HEIDENREICH, DAVID; BERNARDES DA SILVA, GABRIEL DALIO; CHIN, CHUNG MAN; KNAPP, STEFAN; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Dietary Compound Resveratrol Is a Pan-BET Bromodomain Inhibitor. NUTRIENTS, v. 9, n. 11 NOV 2017. Citações Web of Science: 6.
DUTRA, LUIZ ANTONIO; GUANAES, JESSICA FRADE O.; JOHMANN, NADINE; LOPES PIRES, MARIA ELISA; CHIN, CHUNG MAN; MARCONDES, SISI; DOS SANTOS, JEAN LEANDRO. Synthesis, antiplatelet and antithrombotic activities of resveratrol derivatives with NO-donor properties. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters, v. 27, n. 11, p. 2450-2453, JUN 1 2017. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUTRA, Luiz Antonio. Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos compostos híbridos derivados de resveratrol e bezafibrato úteis ao tratamento da dislipidemia. 2017. 116 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.